TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc pedagogia unopar

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.255 Palavras (18 Páginas)  •  6.491 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 13]

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAS:

Da Exclusão à Inclusão

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo

Orientador: Prof.  Okçana Battini

Borges, Leticia Milanez. PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAS:

Da Exclusão à Inclusão. 2015. 22 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Jau ,2015.

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo mostrar que as crianças com necessidades especiais tem direito a sua inclusão na sociedade e no ambiente escolar, identificando sua evolução histórica em relação à educação de crianças com necessidades especiais no Brasil, e que para que está política de inclusão aconteça existe a necessidade de profissionais preparados para ensinar esses indivíduos e também se torna necessária a adaptação currículo escolar, abordando também sua evolução histórica em nosso país. A inclusão de alunos com necessidades especiais em nosso sistema de ensino tem sido matéria de grande debate, tanto na parte educacional como na parte social. E por fim verificar que existem várias leis garantem e protegem a entrada e a estabilidade do aluno com necessidade especial no sistema de ensino, porém, ainda nos deparamos com a exclusão de muitos destes indivíduos, o que dificulta as políticas de inclusão.

Paçavras-chaves: 1 Educação 2 Portadores de Necessidades Especiais 3 Inclusão 4 Leis 



SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................................3

2 Revisão Bibliográfica ..............................................................................5

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino............................16

3.1Tema e linha de pesquisa.....................................................................16

3.2 Justificativa.........................................................................................16

3.3 Problematização...................................................................................16

3.4 Objetivos..............................................................................................16

3.5 Conteúdos..............................................................................................17

3.6 Processo de desenvolvimento.................................................................17

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................17

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................17

3.9 Avaliação....................................................................................................17

4 Considerações Finais...................................................................................19

5 Referências..................................................................................................20



  1. INTRODUÇÃO

     O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais não sistema educativo do Brasil. E tem como propósito o despertar os interesses dos profissionais da educação, dentre eles professores, pedagogos e psicólogos do nossa sistema de ensino.

     Sendo assim o presente trabalho nos ajuda compreender e identificar os avanços que decorrem da educação de indivíduos com necessidades especiais no sistema educacional brasileiro; verificando quais as dificuldades decorrentes na sua implantação; e discutir acerca da necessidade da capacitação de profissionais especializados e também a necessidade da adaptação curricular do sistema educacional brasileiro para a inclusão de alunos com necessidades especiais.

Para isso, a pesquisa terá instrumento metodológico pesquisas bibliográfica, que buscam aproximando os estudos de vários autores com diferentes percepções sobre o tema, fazendo uma comparação e analise desses estudos referentes a inclusão de alunos  com necessidades especiais.

No decorrer do trabalho, perceberemos a evolução histórica da inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais em nosso sistema de ensino e sociedades, verificaremos que a inclusão sempre foi tarefa árdua e dependente da boa vontade dos pais, professores e sociedade.

Porém, para que a aprendizagem e a inclusão aconteçam de fato devemos refletir, debater e reformular, de maneira consciente, o dia a dia educativo e sua prática, criando experiências que colaborem significativamente para o desenvolvimento e a aprendizagem dos portadores de necessidades especiais, permitindo a sua inserção ativa na sociedade.

Assim, a primeira parte do trabalho aborda o processo para a inclusão escolar dos portadores de necessidades especiais na escola regular no Brasil e suas dificuldades, já em sua segunda parte o trabalho traz uma discussão sobre a importância da participação dos pais e da escola, bem como as barreiras encontradas para a construção de espaços inclusivos e por fim, e por fim discute a problemática da formação de professores para uma escola

inclusiva e as adaptações curriculares para a inclusão dos portadores de necessidades especiais na escola regular.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Foi ao longo do século XIX que os brasileiros interessados na questão da educação especial começaram a se organizar para o atendimento às pessoas com deficiência, pois até então, os alunos com necessidades especiais, durante muito tempo, foram considerados como incapazes de acompanhar o processo educativo, ainda que no Brasil-Império houve algumas tentativas de inclusão, conforme o documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, elaborado pelo MEC/SEESP (BRASIL, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com