TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Marcio UNOPAR

Casos: TCC Marcio UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 10

O Envelhecimento da População e as Implicações no Capital Intelectual das Empresas.

Carlos Henriques V. do R. Oliveira

Professor e Mestrando em Sistemas de Gestão

Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão – UFF

R. Passo da Pátria, 156/329-A, Caixa Postal: 100.175 – CEP: 24001-970

Niterói – RJ – (21) 2717-6390 – (21) 9986-9529

carloshenriques@easyline.com.br

Mara Telles Salles, D.Sc.

Profa. do Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense

R. Passo da Pátria, 156/329-A, Caixa Postal: 100.175 – CEP: 24001-970

(0xx21)2711-5896 / (0xx21)9956-5650

mara@civil.uff.br

RESUMO

Este artigo aborda o fenômeno do rápido crescimento da população idosa, principalmente maior de 60 anos, e os possíveis impactos nas formas tradicionais de trabalho nas empresas, o que demandará uma atenção especial das áreas de Recursos Humanos. O artigo trata do envelhecimento da população, que está ocorrendo em todo o mundo e em especial no Brasil, e sua influência no Capital Intelectual das Empresas, resultado da participação cada vez maior dos idosos, com capacidade produtiva, no seu capital humano, como terceirizados, como empregados temporários, contratados de tempo parcial ou como consultores.

Palavras-chave: Recursos Humanos, Envelhecimento da População, Capital Intelectual

1. INTRODUÇÃO

A globalização tem forçado com que as empresas cada vez mais estejam atentas às mudanças dos ambientes externos e internos, identificando as ameaças e oportunidades, e a partir daí adaptando-se ao ambiente continuamente.

A literatura mostra diversos exemplos de empresas que conseguiram acompanhar estas mudanças do macroambiente, e adaptaram suas estratégias, mudaram seus sistemas internos e promoveram profundas mudanças culturais, e estão conseguindo manter sua vantagem competitiva (KLOTER, 2001).

As mudanças no ambiente externo precisam ser acompanhadas pelas empresas, e principalmente pelas áreas de gestão de recursos humanos ou pessoas, que afetam e influenciam diretamente nos resultados da empresa. A eterna busca é descobrir quais as necessidades atuais e futuras do mercado, e encontrar soluções ou inovações antes dos concorrentes.

Estas oportunidades passam pela estudo, análise e identificação das tendências atuais e futuras de diversos aspectos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos. E independente dos modismos ou idéias inovadoras, as empresas devem ter muita atenção ao estudo destas tendências, em seus diversos níveis, e principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas.

Neste sentido, uma das tendências amplamente divulgadas e estudadas recentemente, é o envelhecimento da população mundial e o aumento da parcela feminina na composição populacional mundial (CAMARANO, 2002), e em especial no Brasil.

2. O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO

No Brasil, não diferente do que ocorre nos outros países do mundo, a tendência é a mesma, o envelhecimento da população, sendo este aumento resultado principalmente da alta taxa de fecundidade do passado em relação a atual, e à redução da taxa de mortalidade. Como cita Camarano (1999), “A conciência dessas mudanças é ainda muito incipiente – na verdade, a maioria das pessoas ainda pensa o Brasil como um país essencialmente jovem...”.O envelhecimento da população significa mudanças na estrutura etária, na vida dos indivíduos, nas estruturas familiares, na sociedade e consequentemente nas empresas. Na figura 1 abaixo pode-se visualizar a grande mudança no perfil da população brasileira desde 1950 e suas previsões até 2050.

Fonte: United Nations, 1999.

Figura 1 – Perfil da população do Brasil dos anos 1950, 2000 e 2050.

Diversos são problemas advindos deste cenário futuro de envelhecimento, sendo o primeiro e mais preocupante atualmente é a obseslescência do sistema de seguridade social do governo, que foi idealizado considerando no passado um cenário diferente do que se apresenta hoje, resultando em pressões para transferências de recursos da sociedade. O governo brasileiro está tendo muito trabalho em alterar o modelo atual sem prejudicar os direitos adquiridos por grande parte da população, tendendo a uma privatização do setor, o que está se tornando um desafio também para os setores produtivos e para a família.

O rápido envelhecimento da população, agravada pela automação acelerada dos meios produtivos e a informatização dos processos gerenciais e administrativos, resultará em uma sociedade bastante diferente do conhecemos hoje, onde os processos de aposentadoria e as relações de trabalho serão profundamente alterados.

Para as empresas, a mudança no perfil da população é um aspecto importante a ser acompanhado, principalmente porque é na população onde estão inseridos os clientes, e a força de trabalho que compõe o capital intelectual, muito embora existam outros fatores também importantes como o ambiente sócio cultural, ambiente político-legal, ambiente tecnológico, ambiente econômico e ambiente natural.

Dentro deste macroambiente populacional, são de interesse principal, o tamanho e a taxa de crescimento da população, a composição étnica e a distribuição das faixas etárias, os níveis de instrução, e as características e os movimentos regionais. As empresas devem se preocupar em reconhecer e não deixar fora, ou excluir, nenhum grupo, conhecendo o seu volume e suas características, que são extremamente importantes no processo de seleção, capacitação e retenção de seu capital humano.

2. AS GERAÇÕES

A população é tradicionalmente dividida em grupos pela faixa etária: pré-escolar, crianças em idade escolar, adolecentes, adultos jovens de 25 a 40 anos, adultos de meia-idade de 40 a 65 anos e adultos idosos com idade superior a 65 anos.

O envelhecimento populacional no Brasil pode ser exemplificado por um aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com