TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinas Termelétricas

Por:   •  8/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

Máquinas Térmicas 2

Aluno: Lucas Henrique Matte

Prova

Primeira Questão:

  1. Todas afirmações acima estão corretas? Explique/Defenda sua resposta.

I – Sim, são instaladas próximas a grandes rios pois é necessário retirar o calor do ciclo. Impactos ao ambiente: Poluição do ar através da dispersão de fuligem, despejo de água quente no ambiente, liberação de gases efeito estufa (óxidos, dióxidos de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, outros gases.

II – Além da geração de lixo nuclear, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos, temos também o aquecimento da água do mar para resfriar o reator e movimentar as turbinas, essa água retorna para o ambiente bem mais quente que antes, podendo causar danos à fauna e à flora marinha.

RESPOSTA – Apenas a I está correta.

  1. Em função do ciclo utilizado, qual o tipo (classificação) de turbina apresentada no ciclo?

RESPOSTA – Turbina a vapor de condensação.

  1. Quais as condições mínimas do vapor de entrada do condensador para que não ocorram problemas de erosão, corrosão, nas pás móveis da turbina?

RESPOSTA – Que o vapor seja superaquecido, pois desta forma será necessário menos trabalho para gerar energia, um menor número de giros da turbina e, consequentemente, a corrosão nas pás desta turbina será menor. A presença do condensado debilita a eficiência térmica e capacidade de trabalho.

Segunda Questão:

  1. Qual das alternativas acima está correta?

RESPOSTA – Alternativa E.

  1. Explique a resposta acima: como se consegue modificar as condições do ciclo?

RESPOSTA – A temperatura durante a injeção de calor pode ser elevada aumentando a pressão na caldeira, e/ou superaquecendo o vapor que sai dela. Há um limite para esse superaquecimento, a temperatura elevada não pode danificar os equipamentos presentes no ciclo. Pode ser utilizado um estágio adicional de reaquecimento na saída da caldeira, criando mais uma forma útil de energia, o processo é chamado Cogeração. Superaquecendo o vapor, não terá mais líquido presente, pois o estado de equilíbrio ficará a direita do domo, evitando a corrosão e a erosão das pás da turbina e aumentando o rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com