TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES ADVERSAS APÓS O USO DE TRATAMENTOS CAPILARES

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. RELATÓRIO DAS REAÇÕES APRESENTADAS.........................................................3

2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................5

3. APÊNDICE (Questionário utilizado na pesquisa)................................................6

1. RELATÓRIO DAS REAÇÕES APRESENTADAS APÓS TRATAMENTOS CAPILARES

As terapias capilares, tem como objetivo a reconstrução da fibra capilar, por agressões externas, sendo de grande importância para o profissional estar sempre atualizado, na diversidade de produtos, no avanço tecnológico, como também ter conhecimento bioquímico, anatômico e fisiológico da estrutura capilar.

É importante ressaltar que o profissional além de ser capacitado, devem estar atento quanto à utilização dos produtos capilares em seus clientes, para evitar possíveis constrangimentos e danos à saúde dos mesmos, tais como reações adversas, reações alérgicas e intoxicação.

O objetivo deste relatório, é apontar os procedimentos utilizados em um salão de beleza e os cuidados para aplicação destes produtos.

Os produtos para cabelos existem para ajudar nos diversos problemas acometidos no couro cabeludo, tais como fungos, caspa, queda e excesso de química, que acabam danificando ainda mais os fios, e devem ser aplicados sempre de acordo com a necessidade e classificação dos cabelos, como oleoso, normal, misto ou seco.

Conforme as necessidades dos fios e seu estado de agressão, a análise de um cabeleireiro é recomendada para decidir o que deverá ser feito, pois há tratamentos que deverão ser realizados no salão de beleza e outros em casa, dando continuidade ao tratamento.

Com base nas entrevistas realizadas com cinco clientes que receberam tratamentos capilares em salões de beleza, foi possível obter o resultado de que todas já tiveram reações adversas a diferentes procedimentos capilares.

A primeira cliente apresentou reações após o procedimento de descoloração. Ela sentiu seu couro cabeludo aquecer, com ardor e pequenas mechas caindo ao toca-las. A profissional indicou uma cauterização, após a retirada total do descolorante.

A segunda cliente, teve reações após uma escova progressiva. A mesma falou que houve descamação no couro cabeludo e notou uma oleosidade excessiva na raiz. A profissional recomendou utilizar xampus para cabelos oleosos e não usar água muito quente, que estimula a glândula sebácea a produzir mais óleo, na hora da lavagem.

A terceira cliente apresentou reação no processo de coloração. A mesma sentiu ardor no couro cabeludo principalmente numa parte onde não há muito cabelo. A profissional a orientou não utilizar esse tipo de tintura.

A quarta cliente entrevistada, apresentou reação após o uso de uma determinada marca de xampu. A mesma teve coceira constante no couro cabeludo. A profissional a orientou procurar um dermatologista, para verificar algum tipo de alergia que a mesma pode ter.

A quinta cliente, teve reação durante um alisamento a base de amônia. A mesma sentiu ardor no couro cabeludo e nos olhos e incômodo para respirar, além de perceber quebra nos fios. A profissional retirou todo o produto, passou neutralizante e a indicou procurar um médico para a realização de testes alérgicos.

Todos os danos à saúde só podem ocorrer se essas substâncias entrarem em contato com o nosso organismo (externamente ou internamente). Desse modo, existem estudos que indicam a absorção de componentes das tinturas por meio do couro cabeludo, ou seja, os produtos que entram em contato com o couro cabeludo podem ser facilmente absorvidos e causarem efeitos negativos na saúde.

Podemos perceber que quando estamos trabalhando com produtos químicos temos que ter atenção redobrada para o caso de acidentes, pois estes podem acontecer em qualquer área e com qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com