TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do computador nas escolas

Pesquisas Acadêmicas: Uso do computador nas escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.145 Palavras (21 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

A informática tem se intensificado na vida das pessoas de uma maneira rápida. Gradualmente, o computador tem se tornado um aparelho corriqueiro no meio social, sendo assim, paulatinamente todas as áreas vão fazendo uso desse equipamento até o ponto em que inevitavelmente, todos terão de aprender a conviver com essas máquinas tanto na vida pessoal quanto na profissional. Na escola não é diferente. Da mesma maneira que a informática trabalha com processamento de dados, seu uso nas escolas tem possibilitado que os alunos desenvolvam suas capacidades analíticas os fazendo pensar, ter ideias e ao interagir com os conteúdos interativos esses alunos tem a possibilidade de aprender se divertindo e realizando atividades interessante. O Governo tem ampliado a quantidade de computadores nas escolas de todo o país através de projetos de inclusão digital, possibilitando a integração dos alunos de todas as regiões com o ambiente informatizado e a esse novo modelo de ensino instaurado.

Palavras-chave: Informática, Escola, Inclusão, Computadores, Ensino.

ABSTRACT

The computer has intensified in the lives of people in a quick way. Gradually, the computer has become an everyday player in the social environment, so all areas will gradually making use of such equipment to the extent that inevitably, everyone will have to learn to live with these machines in personal life and in business. At school is no different. The same way that the computer works with data processing , their use in schools has allowed students to develop their analytical abilities making them think , to have ideas and to interact with the interactive contents such students have the opportunity to learn while having fun and making interesting activities . The Government has increased the number of computers in schools across the country through digital inclusion, enabling the integration of students from all regions with the computerized environment and this new teaching model introduced.

Keywords: Computing, School, Inclusion, Computers, Education.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1.0 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NO BRASIL 7

2.0 - PREPARAÇÃO DO PROFESSOR 8

3.0 - USO DO COMPUTADOR NAS ESCOLAS 9

3.1 - PROPOSTA PEDAGÓGICA 9

4.0 - USO DE SOFTWARE LIVRE 9

4.1 - CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA 10

4.2 - APLICATIVOS PRESENTES NO LINUX EDUCACIONAL 12

5.0 - EQUIPAMENTO UTILIZADO 15

6.0 - CACACTERÍSTICAS DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA 15

6.1 - REQUISITOS DO LABORATÓRIO 16

6.2 - ORGANIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS 17

7.0 - MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (MCS) 19

7.1 - MANTER O FOCO 20

8.0 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

CONCLUSÃO 22

INTRODUÇÃO

O principal interesse em adquirir computadores no ambiente escolar, está relacionado a melhoria do ensino proporcionada pela amplitude de conhecimento apresentado pelos meios tecnológicos.

O Ministério da Educação promove ações que buscam beneficiar a qualidade do ensino em todo o país, no entanto, nos documentos oficiais desse órgão existe a menção da necessidade de uma orientação na formação dos professores para a educação básica, bem como saber fazer uso de novas tecnologias e linguagens.

Em meio a esse processo de mudança no ambiente escolar, aparece a figura do professor, que diante dessa tecnologia, precisa adaptar os conceitos educacionais visando beneficiar a qualidade do ensino através dos recursos computacionais.

As instituições escolares que introduzem a informática em seus sistemas, precisam estabelecer um plano pedagógico que saibam integrar os esses meios de informática aos seus objetivos, criando assim uma ferramenta educativa associada a um software educativo que possa ser utilizado para ajudar a atingir esses objetivos educacionais, tomando o cuidado para que essa ferramenta não se torne um brinquedo.

A aquisição desses computadores para as escolas públicas permite um grande passo para a inclusão digital entre todos os níveis de estudantes da sociedade, mudando a forma padrão em que a escola foi mantida durante anos.

Essa transformação impulsiona as escolas a se adaptarem a essas tecnologias de uma maneira em que possa ser enxergada como modernas ferramentas facilitadoras para transmitir ideias.

1.0 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NO BRASIL

Segundo Moraes (1993), a informática educativa no Brasil tem suas raízes históricas plantadas na década de 1970, quando, pela primeira vez, em1971, se discutiu o uso de computadores no ensino de Física, em seminário promovido pela Universidade de São Carlos, assessora do por um especialista da Universidade de Dartmouth/USA.

Em seguida, durante a realização da 1ª Conferência Nacional de Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior, 1ª CONTECE, realizada no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, educadores presentes fizeram comunicações sobre o uso de diversas tecnologias educacionais, dentre elas o ensino auxiliado por computador, diretamente do Rio de Janeiro, com um computador no campus da Universidade de São Paulo.

Em 1973, algumas experiências com uso dos computadores começaram a ser desenvolvidas em outras universidades. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) os computadores passaram a ser utilizados como recurso auxiliar do professor para ensino e avaliação de simulações em Química, e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) os computadores tornaram-se ferramenta para o desenvolvimento de software educativo.

Ainda na década de 1970, destacam-se as experiências do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia (LEC) da UFRGS, apoiadas nas teorias de Piaget e Papert, com crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura, escrita e cálculo (apud. Moraes, 1993; Fagundes e Basso, 2005; Fagundes, 2006).

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com