TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO DE FORMAS E ESCORAMENTOS DE MADEIRA

Por:   •  17/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO

ANDRESSA MARIA GONÇALVES

FABIANA IMACULADA DE SOUZA

RAFAEL HENRIQUE ASSUNÇÃO

THAÍS CRISTINA DOS SANTOS SOUZA

RELATÓRIO TÉCNICO

ESTUDO DE CASO: FORMAS E ESCORAMENTOS DE MADEIRA

PATROCÍNIO – MG

2017

ANDRESSA MARIA GONÇALVES

FABIANA IMACULADA DE SOUZA

RAFAEL HENRIQUE ASSUNÇÃO

THAÍS CRISTINA DOS SANTOS SOUZA

RELATÓRIO TÉCNICO

ESTUDO DE CASO: FORMAS E ESCORAMENTOS DE MADEIRA

Relatório técnico sobre estudo de caso de formas e escoramentos de madeira, apresentado à disciplina de Estruturas de Madeira, como atividade de avaliação do 1º bimestre do 8º Período A do curso de engenharia Civil do UNICERP.

Professor: Goubyan Borges.

PATROCÍNIO – MG

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................................03
  2. OBJETIVO............................................................................................................05
  3. MATERIAL E MÉTODOS.....................................................................................06
  1. ESTUDO DE CASO..............................................................................08
  2. SISTEMA DE FORMAS........................................................................08
  3. PROJETO E DIMENSIONAMENTO DAS ESTRUTURAS PROVISÓRIAS DE FORMAS E ESCORAMENTOS............................10
  4. ESPECIFICAÇÕES DAS MADEIRAS..................................................13
  5. EXECUÇÃO DE FORMAS E ESCORAMENTOS.................................13
  6. CUIDADOS NA CONCRETAGEM........................................................14
  7. CUIDADOS NA RETIRADA DE FORMAS E ESCORAMENTOS.........15
  8. PERDAS...............................................................................................16
  1. CONCLUSÃO......................................................................................................18

REFERÊNCIAS....................................................................................19


  1. introdução

As formas e os escoramentos são estruturas provisórias que, de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 15696/2009 (Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto — Projeto, dimensionamento e procedimentos executivos), servem para moldar o concreto fresco e resistir aos esforços das cargas variáveis resultantes das pressões do lançamento do concreto fresco até que ele se torne autoportante.

Na construção civil é natural e muito comum que fique na responsabilidade dos mestres de obras, encarregados ou carpinteiros a elaboração e montagem das formas de modo prático, sem levar-se em consideração as normas existentes e o correto dimensionamento destas estruturas provisórias. Nazar (2007) afirma que as seqüelas do mau dimensionamento das formas podem surgir durante a execução ou mesmo após a conclusão do edifício na forma de fissuras.

Tradicionalmente as formas de madeira são as mais utilizadas na construção de edifícios. Segundo Nazar (2007), em edifícios habitacionais e comerciais com múltiplos andares o custo das formas pode variar de 25% até 30% do total da obra e o prazo da sua execução pode atingir entre 50% e 60%.

Atualmente, com o alto custo da madeira, a necessidade de maior qualidade, a redução das perdas e redução de prazos de entrega, é imperioso que o engenheiro dê a devida importância ao dimensionamento das fôrmas e escoramentos provisórios considerando os planos de montagem e desmontagem e o reaproveitamento na mesma obra.

Mediante isto, este relatório aborda um estudo de caso em uma obra civil destinada a construção de uma residência na Avenida Jorge Elias Abraão n°83, Bairro São Judas, em Patrocínio-MG, visando identificar possíveis falhas no que tange ao projeto e execução das formas e escoras de madeira.


  1. OBJETIVO

O objetivo deste relatório é aferir eventuais equívocos construtivos e analisar se o uso das formas e escoramentos de madeira na obra em estudo atende às especificações técnicas e econômicas.


  1. material e métodos

As formas de madeira são difundidas principalmente em obras de pequeno porte, as razões principais do uso desse sistema são a fácil adaptação da forma a qualquer tipo de estrutura e a relativa facilidade em sua fabricação, porém apresenta desvantagens como: pouca durabilidade, baixa produtividade na montagem e desmontagem, execução demorada, pouca resistência nas ligações e emendas e grandes deformações quando submetidas a variadas e bruscas mudanças de temperatura e umidade. (SH FORMAS, ESCORAMENTOS E ANDAIMES, 2008)

Geralmente são usadas chapas de compensado e/ou tábuas de madeira de variadas dimensões para confecção das formas. A escolha da qualidade e da bitola das tábuas interfere no dimensionamento das fôrmas: quanto menor a resistência das tábuas, maior a quantidade de peças para estruturá-las. O tipo de madeira também interfere na qualidade das formas executadas. O SH Formas, Escoramentos e Andaimes (2008) recomenda o uso de pinho, cedrinho, jatobá ou peroba, pois apresentam boa resistência. Outro tipo muito utilizado na construção civil é o Pinus, porém apresenta menor resistência se comparado às demais madeiras.

A madeira utilizada para a confecção das formas e das escoras na obra em estudo é o Pinus (Figura 1) que apresenta resistência à compressão (fc0k) de aproximadamente 40 MPa e resistência ao cisalhamento (fv0k) de aproximadamente 07 MPa. (ABNT NBR 7190:1997)

[pic 1]

Figura 1 – Formas e escoras de madeira Pinus.

Fonte: Arquivo Pessoal/2017


3.1- Estudo de caso

O estudo de caso foi realizado entre os meses de Agosto e Setembro de 2017 na construção de uma residência na Avenida Jorge Elias Abraão n°83, Bairro São Lucas, em Patrocínio-MG sob a propriedade do Sr. Pedro Felipe Borges.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (624 Kb)   docx (635.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com