TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Por:   •  3/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS

BRASIL, Ronny

“Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. (2007)”

No livro “Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. (2007)”, Bagno mostra que não existe apenas uma língua portuguesa, que é ensinada nas escolas, e defende que o ensino da língua deve se basear na região geográfica e não que deve ser ensinada de forma unitária pois isso dificulta na aprendizagem e também no acesso a mesma.

"A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente"

Nesse mito, Bagno relata sobre a língua portuguesa e suas variações que são constantemente criticadas de maneira preconceituosa, isso pode ocorrer pelo fato do português ser ensinado de maneira uniforme em todas instituições de ensino. Porém isso é errado, pois além do Brasil ser um país com um grande território, ele possui uma grande variedade regional, fazendo com que tenha diversidades linguística. No mito, o autor mostra que esse preconceito está tão enraizado na sociedade que até as pessoas mais intelectuais cometem essa intolerância. Sendo assim, as escolas deveriam abordar o português de diferentes formas, ou seja, a depender da região ensinando de forma mais adaptativa e inclusiva para os alunos. Transformando a Língua Portuguesa em uma linguagem mais compreensiva e inclusiva na vivência do povo brasileiro.

"O brasileiro não sabe português/ Só em Portugal se fala bem português"

No mito 2, o linguista retrata a visão dos brasileiros em relação a sua língua, e mostra que o pensamento da população brasileira é que o português bem falado é o de Portugal, mas isso não passa de uma grande besteira e isso infelizmente é passado de geração em geração pelo sistema educacional brasileiro. Marcos Bagno fala que o brasileiro sabe português, porém o nosso é diferente do de Portugal e usamos esse nome apenas por comodidade e pelo fato do Brasil ter sido uma colônia de Portugal. Do ponto de vista linguístico, a língua falada no Brasil já possui de certa forma sua aparência única, consistindo em suas próprias regras de funcionamento, que cada fez se afasta da língua falada em Portugal. A língua portuguesa falada no Brasil está cada vez mais reconhecida mundialmente, pelo grande prestígio mundial com a música popular brasileira.

REREFÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49ª. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 186 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com