TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade da implantação de um frigorífico

Por:   •  21/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 9

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Temática Interdisciplinar: Viabilidade da implantação de um frigorífico

CURSO ENGENHARIAS Semestre:1°

Disciplinas integradoras

Gestão Ambiental. Engenharia e Profissão. Homem, Cultura e Sociedade. Administração e Economia para Engenheiros. Legislação e Segurança do Trabalho. Seminário Interdisciplinar I.

Professores

Camila Zoe Correia. Charles William Polizelli Pereira. Cristiane Mashuda. Fernando Alves Negrão. Keila Tatiana Boni. Kenia Zanetti Molinari. Luana Nascimento de Paula. Maria Luzia Silva Mariano. Mariana da Silva Nogueira. Melina Cardoso. Stefany Ferreira Feniman.

Conteúdos interdisciplinares

Relações de produção; normas regulamentadoras de aplicação geral e aplicadas à Engenharia; e, abordagens administrativas e econômicas aplicadas à Engenharias.

Competência

- Conhecer os princípios e os conceitos que envolvem o aprendizado em questões sociais e ambientais, - Conhecer e aplicar conceitos de legislação relacionados à segurança do trabalho e meio ambiente; - Conhecer a aplicar conhecimentos relativos à economia e administração na tomada de decisões em Engenharias.

Habilidades

O aluno deverá ser capaz de identificar uma situação problema e a partir dela compreender os problemas sociais, ambientais, identificar os riscos à saúde do trabalhador e ao meio ambiente, aplicar medidas de controle e tomar decisões.

Objetivos de aprendizagem

- Compreender as implicações sociais ocasionadas pelo investimento de capital estrangeiro em uma empresa nacional. - Aprender sobre normas regulamentadoras e controle de riscos das atividades laborais.

Prezados alunos,

Sejam bem vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Viabilidade da implantação de um frigorífico”. Com essa temática objetivamos possibilitar a vocês, estudantes, a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.

Neste trabalho vocês desenvolverão a atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina. A seguir apresentamos as orientações.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. O que devemos fazer?

a) Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Viabilidade da implantação de um frigorífico”. b) Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e embasem-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês).

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Viabilidade da implantação de um frigorífico

Um grupo de investidores da Alemanha identificou uma oportunidade de negócio em uma cidade brasileira. A proposta é investir na exportação de miúdos de um frigorífico de carne suína e, para dar início à implementação dessa proposta, os investidores alemães contrataram a equipe X. Essa equipe será responsável por analisar a referida proposta.

A equipe X, composta por especialistas em análise de propostas empresariais, sobretudo nos quesitos ambientais e éticos, deu início ao trabalho para o qual

foi contratada esboçando uma representação pictórica da localização do frigorífico, conforme mostra a figura a seguir:

FIGURA 1 – Imagem do mapa da localização do frigorífico

O segundo passo da equipe foi estudar e analisar as exigências legais e do consumidor. Em uma reunião com a equipe X, o grupo de investidores alemães esclareceu que, concomitantemente aos lucros e à redução de custos resultantes de uma boa gestão empresarial, eles valorizam a imagem da empresa no que tange à abordagens ambientais e sociais. Nesse contexto, os investidores solicitaram à equipe X a entrega de um relatório contendo os seguintes dados: a) Descrição sobre o ambiente social em que o frigorífico está instalado; b) Identificação das normas regulamentadoras e legislações aplicáveis às atividades de um frigorífico relacionadas à saúde e segurança do trabalho; c) Descrição do meio ambiente físico/natural da área em que o frigorífico está instalado (se há vegetação nativa, APP, rios próximos, tipo de solo, etc); d) Estudo da certificação ambiental ISO 14001, visto que o frigorífico terá como foco a exportação de seus subprodutos.

Com base nesses dados, a equipe X se reuniu e elencou as seguintes tarefas para cumprir as solicitações dos investidores alemães:  Tarefa 1: Relatar o conjunto de bens (aparelhos tecnológicos, construções, maquinário, etc.), força de trabalho (mão-de-obra

disponível, população economicamente ativa) e as características culturais, que determinam o modo de organização no local em que o frigorífico será implantado.  Tarefa 2: Montar um plano de prevenção de riscos ambientais e indicar, quando necessário, o uso de equipamentos de proteção individuais (EPI) e as medidas de controle de riscos. Dimensionar, se necessário, o serviço especializado de segurança e medicina do trabalho (SESMT) e a comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA). Desenvolver um programa de gerenciamento de riscos (PGR).  Tarefa 3: Pensando na questão da sustentabilidade do projeto, identificar quais medidas poderiam ser implantadas para economizar energia elétrica, água, descarte do lixo, entre outras ações com o intuito de minimizar as consequências da ação do homem na natureza.  Tarefa 4: Implantar um sistema de gestão ambiental baseado na norma ISO 14001.  Tarefa 5: Para a implantação deste frigorífico os alemães terão que financiar R$ 600.000,00 para compra de máquinas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com