TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade da implantação de um frigorífico

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 3

Viabilidade da implantação de um frigorífico

Resumo: O presente trabalho foi realizado no intuito de apresentar a viabilidade da implantação de um frigorifico. Onde o principal objetivo foi criar um modelo que possibilite a otimização do processo produtivo de um frigorifico de suínos, assim como descrever os processos necessários pra a implantação relacionados, ao âmbito ambiental, organizacional e operacional. Para a realização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas relacionadas ao assunto e para mais domínio do assunto, foi também realizada uma visita em um frigorifico localizado na cidade de Redenção – PA no intuito de conhecer como funcionam os processos. A partir disso serão criados melhorias que se adequem as normas exigidas para a implantação do mesmo.

1- Introdução

A suinocultura brasileira a exemplo de outras cadeias produtivas vem crescendo significativamente nos últimos anos. Nota se esse crescimento quando se analisa os vários indicadores econômicos sociais, como por exemplo o volume das exportações, as participações no mercado mundial, o número de empregos diretos e indiretos entre outros fatores. A suinocultura é uma atividade de importância no agronegócio brasileiro (VIVAM, 2010). A criação de suínos evoluiu também no modelo de coordenação se tornando uma cadeia de produção, explorando suas atividades de forma econômica e competitiva. O aumento das exportações, e as condições favoráveis de produção, tem proporcionado um mercado amplo para o desenvolvimento da atividade, embora em alguns momentos tenha se retraído. Com relação à concorrência, no sistema a ser adotado pelo empreendimento proposto, há muito espaço para crescer, não sendo isto uma restrição para o crescimento desta atividade.

Com base nesse conceito, o presente trabalho tem a finalidade de apresentar a viabilidade da implantação de um frigorifico de suínos para a exportação de miúdos na cidade de Redenção-PA. A economia desse município é baseada na pecuária de corte que fornece gado para vários abatedouros, inclusive JBS. A viabilidade ajuda a identificar as melhores estratégias para ampliar um empreendimento, nesse trabalho foi constatado que a implantação desse empreendimento pode proporcionar uma grande oportunidade de negócio, pois através de pesquisas concluímos que a expansão da atividade suinícola tem muito a agregar benefícios ao mercado.

O intuito deste trabalho e atender as normas técnicas de produção, bem como as ambientais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e produção de carnes de boa qualidade e sanidade. Este estudo ira abordar o funcionamento e as operações de um frigorifico de suínos, irá descrever as funções e os postos de trabalho a serem ocupados, assim como identificar os riscos relacionados a cada posto de trabalho. Além disso, também irá descrever os impactos ambientais que poderão ser gerados pelo frigorifico, os tipos de resíduos gerados por suas atividades, as políticas ambientais que devem ser aderidas na implantação do negócio, apontando medidas que reduzam os impactos gerados pelo mesmo. Também serão propostos projetos ambientais e um levantamento dos investimentos necessários para que seja realizada a implantação desse projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com