TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica Parque Lagoas do Norte

Por:   •  19/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

CAMPUS POETA TORQUATO NETO

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

RELATOR: LUCAS GABRIEL BARBOSA DE ARAUJO

TITULO: RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

DISCIPLINA: ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE

ORIENTADO PELA PROFESSORA: JOSÉLIA DE CARVALHO LEÃO

RELATÓRIO:

PROJETO LAGOAS DO NORTE.

TERESINA-PI

OUTUBRO/2018

.

1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório tem como objetivo, apresentar as observações feitas durante a visita técnica realizada no Parque Lagoas do Norte, atendendo ao pedido da Professora Josélia de Carvalho Leão, da disciplina Engenharia do Meio Ambiente. A visita foi realizada no dia 4 de outubro de 2018, no bairro São Joaquim.

Há vários anos, a Zona Norte de Teresina, sofria constantemente com várias enchentes que aconteciam em quase todos os anos. O problema se agravava mais ainda com o lançamento de lixo e esgoto nas lagoas, piorando as enchentes, além de causar sérios riscos à saúde da população com a disseminação de doenças. Diante disso, houve a necessidade de criar o parque para sanar todos esses problemas, e assim promover uma melhor qualidade de vida ás pessoas que residem na zona norte da capital.

2. OBJETIVO DA VISITA

• Observar a área que compõe o parque (1º fase do PNL), a fim de visualizar uma relação entre a teoria e a prática, através de um modelo de gestão pública e ambiental.

3. PROGRAMA (ROTEIRO)

• Chegada ao Projeto Lagoas do Norte às 09h00min.

• Visita aos setores: Lagoas do entorno, auditório do parque, casa de bombas.

• Termino da visita às: 10h30min.

4. DESENVOLVIMENTO

Fomos recebidos pelo Sr. Tarcisio, Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal de Teresina, responsável por nos acompanhar durante a visita, que nos deu diversas orientações sobre o parque. Em seguida, Tarcísio nos levou até o auditório do parque, onde nos apresentou claramente as etapas que constituem o Projeto Lagoas do Norte.

Com uma pequena palestra sobre o projeto, Tarcisio destacou qual a real necessidade de criação do Parque lagoas do norte, e consigo os benefícios que o mesmo trouxe para a região. A Zona Norte de Teresina possui uma população aproximada de 100 mil pessoas, com 09 lagoas na região.

Com o crescimento populacional desordenado na região, vários problemas foram surgindo. As enchentes aconteciam com mais frequência, além da maior proliferação de doenças pela falta de esgotamento sanitário e coleta de lixo, sendo todos lançados diretamente nas lagoas. Portanto, criando uma região insalubre e inapropriada para a moradia.

Na primeira fase, podemos observar que houve uma grande revitalização da área. Com a retirada das famílias das margens dessas lagoas, foram realizadas diversas melhorias nos canais de escoamento, além da despoluição dessas lagoas. Com as desapropriações dessas famílias, houve a necessidade de criação do Residencial Zilda Arns, onde essas famílias foram reassentadas em um local com energia elétrica, sistema de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem.

Para Anderson, “Reassentar famílias é uma pratica comum em projetos de engenharia desenvolvidos no mundo inteiro, sobretudo quando se trata de retirar pessoas que “necessitem” de tal remoção “(NUNES, 2010, P.11)

Nas áreas desapropriadas, foram realizadas diversas construções como praças e quadras para a prática de esporte e lazer, criação e revitalização de ruas para a melhor mobilidade dessas pessoas, ou seja, uma urbanização em torno dessas lagoas.

Após a pequena palestra sobre o projeto, Tarcisio nos acompanhou em uma caminhada pelo parque. Na breve caminhada, podemos observar os vários feitos na região com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com