TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visual Basic

Exames: Visual Basic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

Histórico

Visual Basic (abreviado como VB) é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .Net. Sua versão anterior fez parte do Microsoft Visual Studio 6.0, ainda muito utilizado atualmente por aplicações legadas.

Um aperfeiçoamento do BASIC, a linguagem é dirigida por eventos (event driven), e possui também um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE — Integrated Development Environment) totalmente gráfico, facilitando enormemente a construção da interface das aplicações (GUI — Graphical User Interface).1 O nome Visual Basic, é Derivado de:

• Basic — a linguagem de Programação

• Visual — o Nome do Pacote EX: Visual studio (Visual C++, Visual C#, Visual Basic .NET)

Visual Basic era muito usada em ambientes corporativos: uma pesquisa de 2005 indicou que 62% dos programadores usavam uma forma de Visual Basic, seguido de C++, JavaScript, C# e Java. Atualmente foi suplantada pelo Java2

Em suas primeiras versões, o Visual Basic não permitia acesso a bancos de dados, sendo portanto voltado apenas para iniciantes, mas devido ao sucesso entre as empresas — que faziam uso de componentes adicionais fabricados por terceiros para acesso a dados — a linguagem logo adotou tecnologias como DAO, RDO, e ADO, também da Microsoft, permitindo fácil acesso a bases de dados. Mais tarde foi adicionada também a possibilidade de criação de controles ActiveX, e, com a chegada do Visual Studio .NET, o Visual Basic — que era pseudo-orientada a objetos — tornou-se uma linguagem totalmente orientada a objetos (OO).

Estrutura de um programa Visual Basic

Um programa Visual Basic é estruturado a partir de blocos de construção padrão. Uma Solução compreende um ou mais projetos. A projeto por sua vez, pode conter um ou mais assemblies. Cada assembly é compilada a partir de um ou mais arquivos de origem. A arquivo de origem fornece a definição e implementação de classes, estruturas, módulos e interfaces, que, por fim, contenham todo o seu código.

Elementos de programação de nível de arquivo

Quando você inicia um projeto ou arquivo e abre o editor de código, você pode ver alguns códigos já no lugar e na ordem correta. Qualquer código que você escreve deve seguir a seguinte seqüência:

• Instruções Option

• Instruções Imports

• Instruções Namespace e elementos de nível de namespace

Se você inserir instruções em uma ordem diferente, erros de compilação podem resultar.

Um programa também pode conter instruções de compilação condicional. Você pode intercalar esses no arquivo de origem entre as instruções da seqüência precedente.

Instrução Option

Option instruções estabelecem regras básicas para código subseqüente, ajudando a evitar erros de sintaxe e lógica. A Instrução Option Explicit (Visual Basic) garante que todas as variáveis são declaradas e escritas corretamente, o que reduz o tempo de depuração. A Instrução Option Strict ajuda a minimizar a perda de dados e erros de lógica que pode ocorrer quando você trabalha entre variáveis de diferentes tipos de dados. A Instrução Option Compare Especifica as seqüências de caracteres de forma são comparadas entre si, com base em uma seus Binary ou Text valores.

Instruções Imports

Você pode incluir uma Instrução Imports (tipo e namespace .NET) para importar nomes definidos fora do seu projeto. Uma instrução Imports permite ao seu código fazer referência a classes e outros tipos definidos dentro do namespace importado, sem ter que qualificá-los. Você pode usar quantas instruções Imports forem necessárias

Declarações de namespace

Namespaces ajuda você a organizar e classificar os elementos de programação para facilitar o agrupamento e acessando. Você pode usar o Instrução Namespace para classificar as instruções a seguir em um namespace específico.

Instruções condicionais de compilação

Instruções de compilação condicional podem aparecer de praticamente qualquer lugar no seu arquivo de origem. Eles fazem com que partes do seu código para serem incluídos ou excluídos em tempo de compilação, dependendo de certas condições. Você também pode usá-los para depurar seu aplicativo, porque o código condicional é executado no modo somente de depuração.

Elementos de programação de nível de namespace

Classes, estruturas e módulos contêm todo o código no seu arquivo de origem. Eles são nível de namespace elementos, que podem aparecer dentro de um namespace ou no nível do arquivo de origem. Eles mantêm as declarações de todos os outros elementos de programação. Interfaces, que definem as assinaturas do elemento, mas não fornecem nenhuma implementação, também aparecem no nível de módulo. Para obter mais informações sobre os elementos de nível de módulo, consulte o seguinte:

• Instrução Class (Visual Basic)

• Instrução Structure

• Instrução Module

• Instrução Interface (Visual Basic)

Elementos de dados no nível do espaço para nome são delegados e enumerações.

Elementos de programação de nível de módulo

Procedimentos, operadores, propriedades e eventos são os únicos elementos de programação que podem conter código executável (instruções que executam ações em tempo de execução). Eles são o nível de módulo elementos do seu programa. Para obter mais informações sobre os elementos de nível de procedimento, consulte o seguinte:

• Instrução Function (Visual Basic)

• Instrução Sub (Visual Basic)

• Instrução Declare

• Instrução Operator

• Instrução Property

• Instrução Event

Elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com