TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visual Basic

Ensaios: Visual Basic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  10.000 Palavras (40 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 40

Aula 01 - Visual Basic e seu ambiente de desenvolvimento

Caso você já tenha alguma experiência anterior em programação, principalmente sendo esta sobre a plataforma DOS, terá que se acostumar com a idéia de que, a programação Procedural não será utilizada, substituindo a mesma pela programação ditada por eventos. Neste caso, para se programar em Windows, independente de ser no Visual Basic ou no Delphi, por exemplo, é entender sua lógica. Este será nosso objetivo a seguir:

Em uma programação ditada por eventos, temos basicamente três fatores que temos que considerar:

• Janelas : é o veículo usado como saída pelo Windows para a comunicação com o usuário e esta poderá ter diversos formatos, como por exemplo, uma janela do tipo "diálogo de mensagem", como a que é utilizada pelo Windows para efetuar o Log-Off de um usuário.

• Eventos : As janelas, para que desempenhem um papel, devem responder a eventos. Mas o que são eventos? Veja um exemplo ... quando você clicou no quadrado representado por um "x", é disparada uma ação, neste caso a de fechar a janela. No exemplo dado, a janela respondeu a um evento, disparado pelo clique do mouse em um determinado local desta.

• Mensagens : Ao acionar um determinado evento, uma mensagem deverá ser enviada para o sistema operacional, solicitando uma determinada ação.

Com base no que vimos até este ponto, podemos concluir que uma aplicação orientada por eventos deverá responder a ações do usuário ou da própria aplicação.

Quando estamos em um ambiente de desenvolvimento gráfico, iremos trabalhar muitas vezes apenas inserindo componentes dentro do(s) formulário(s). Estes componentes, deverão responder a eventos, e estes eventos é que serão codificados pelo programador.

Ao inserir um componente em uma janela, automaticamente parte da codificação do mesmo é automaticamente acrescentada à fonte do aplicativo, por isso é dado o termo VISUAL.

Um componente é um objeto, como por exemplo um botão ou um Grid. Este objeto, possui vários eventos, que por sua vez são executados em determinadas sequências, sendo que o programador, deverá ter conhecimentos e a lógica necessária a identificação dos eventos que deverão ser programados.

Pelo que observarmos até este ponto, no ambiente Windows, a programação além de ser orientada a eventos, é baseada na utilização de objetos, ou seja, componentes usados na confecção da interface gráfica de uma determinada aplicação.

Quando carregamos o VB na memória, ou seja, executamos o mesmo, é apresentada inicialmente a seguinte janela na tela do seu micro:

Nesta janela, você deverá selecionar o tipo de aplicativo que será gerado. Poderemos escolher desde um novo projeto ou aplicativo, até o desenvolvimento de um controle ActiveX ( iremos falar a respeito mais adiante ). Para um usuário iniciante, aconselhamos a escolha de um novo projeto, ou seja, a opção STANDARD EXE, que se encontra em destaque na figura acima. Após este procedimento, basta clicar no botão <ABRIR>. Neste ponto, será exibida a seguinte janela:

Acima, temos a visualização do ambiente de desenvolvimento integrado ( IDE ), que na verdade proporciona ao desenvolvedor a possibilidade da escrita de código, inserção/controle dos componentes do formulário, compilação, depuração de código, ou seja, tudo integrado em um único ambiente de fácil interpretação. Neste ambiente, podemos destacar:

O M E N U

Dispõe dos comandos para diversas finalidades, como salvar um projeto, incluir novos componentes, compilar o projeto, etc... Estas opções estão disponibilizadas através de uma ordem lógica e em grupos de ferramentas/utilitários.

A B A R R A D E F E R R A M E N T A S

Nesta barra, o desenvolvedor terá acesso aos comandos de menu mais utilizados, agilizando assim o seu trabalho.

A C A I X A D E F E R R A M E N T A S

Na caixa de ferramentas, estão dispostos os diversos componentes (objetos) que serão utilizados na construção da interface de aplicação.

O E X P L O R A D O R D E O B J E T O S

Também conhecido como janela de objetos, é responsável por manter uma relação dos arquivos que compõe o seu projeto, ou seja, seria uma espécie de Windows Explorer da aplicação.

A J A N E L A D E P R O P R I E D A D E S

Cada componente que compõe o seu projeto ( aplicativo que está sendo desenvolvido ), possui características determinadas por você. Imagine um botão de comando, este deverá ter uma altura e largura, uma cor, uma determinada fonte para o texto que estiver dentro do mesmo, uma aparência, etc... Isso são propriedades, e as mesmas são controladas nesta janela. Quando selecionarmos um determinado objeto/componente, automaticamente serão exibidas as suas propriedades.

O F O R M U L Á R I O

Na verdade é sobre o formulário que iremos posicionar os componentes/objetos construindo assim a parte visual de nosso aplicativo. Automaticamente quando inserimos um novo componente/objeto, é gerada uma codificação básica para o mesmo e poderemos trabalhar com os eventos disponíveis para este.

O E D I T O R D E C Ó D I G O

Neste editor, você irá escrever as linhas de código. Como você pode observar, no editor, poderemos escolher o componente/objeto a ser trabalhado e o respectivo evento a ser codificado. No gráfico acima, temos selecionado o objeto formulário ( FORM ), no evento "ao carregar" ( LOAD ), ou seja, a codificação que será realizada quando o formulário for carregado. Aos poucos iremos nos acostumando com o trabalhado de codificação dos componentes/objetos e seus respectivos eventos.

Ao trabalhar com o Visual Basic 6.0, você poderá trabalhar com o Mouse, bem como substituir o mesmo com teclas de atalho. Para tal procedimento, utilize a tabela a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com