TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

W3C E A Importância No Desenvolvimento De páginas.

Monografias: W3C E A Importância No Desenvolvimento De páginas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 6

O w3c e sua importância para o desenvolvimento WEB.

Definição.

O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual organizações filiadas, uma equipe em tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões para a Web.

Foi fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovam a sua evolução e assegurem a sua interoperabilidade. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente dos hardware ou software utilizados, como celulares e PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.

História.

Em 1989, Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web. Ele cunhou o termo "World Wide Web", desenvolveu o primeiro servidor Web, "httpd", e o programa primeiro cliente (um navegador e um editor) "WorldWideWeb", em Outubro de 1990. Também escreveu a primeira versão do "HyperText Markup Language (HTML), a linguagem de formatação de documentos com a capacidade de links de hipertexto e que tornou-se o formato básico para publicação na web. Suas especificações iniciais para URIs, HTTP e HTML foram refinadas e discutidas em círculos mais amplos para propagar a tecnologia web.

Em outubro de 1994, Tim Berners-Lee fundou o World Wide Web Consortium (W3C) no Laboratório de Ciência da Computação do Massachusetts Institute of Technology [MIT/LCS] em colaboração com o CERN, onde a Web surgiu, com apoio da DARPA e da Comissão Europeia. Em Abril de 1995, o INRIA (Institut National de Recherche en Informatique et Automatique) se tornou o primeiro host do W3C Europeu, seguido da Universidade de Keio no Japão (campus Shonan Fujisawa) na Ásia em 1996. Em 2003, ERCIM (Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática) assumiu o papel de host europeu.

Estrutura Organizacional.

O W3C não tem uma típica estrutura organizacional, nem é uma corporação. Há pelo menos duas maneiras de pensar sobre como o W3C é organizado:

1. em termos administrativos

2. em termos processuais

Em termos administrativos: W3C é administrado através de um contrato comum entre três "Instituições" que o hospedam (MIT, ERCIM, e Keio University). A equipe do W3C (grande parte trabalha fisicamente em uma dessas instituições) é liderada por um Diretor e CEO. Uma pequena equipe de gestão é responsável pela alocação de recursos e planejamento estratégico. Os Escritórios Regionais, como o W3C Brasil, cumprem importante papel de organização internacional do W3C.

A equipe do W3C é distribuída em todo o mundo, mas há concentração de pessoas em Cambridge, Massachusetts (EUA), Sophia Antipolis, (França) e Tóquio (Japão). Além disso, o W3C está representado em 17 outras regiões do mundo através de representantes com base nas organizações. W3C chama esses pontos regionais de contato “Escritórios do W3C”.

Em termos processuais: o documento sobre o processo do W3C, o Contrato de Filiação, a política de patentes, e alguns outros documentos estabelecem papéis e responsabilidades das partes envolvidas no desenvolvimento dos padrões do W3C.

Alguns elementos-chave da organização são:

• O Comitê Consultivo, composto por um representante de cada membro filiado ao W3C. O Comitê Consultivo tem funções de revisão definidas no processo do W3C, e eleger o Conselho Diretivo e o TAG.

• o Conselho Diretivo com integrantes eleitos pelo Comitê Consultivo

• o Grupo Técnico de Arquitetura (TAG) com o objetivo primordial em torno do documento "Princípios de Arquitetura da Web"

• o Diretor e CEO do W3C, que avaliam o consenso para aa decisões colegiadas do W3C

• os grupos de trabalho, integrado por representantes dos membros filiados e por especialistas convidados, e que produzem a maior parte dos produtos acordados, de acordo com as etapas do Processo do W3C.

W3C Escritório Brasil.

O W3C Escritório Brasil iniciou suas operação no dia 1 de novembro de 2007.

Tem como missão:

• disseminar a cultura de adoção de padrões para o desenvolvimento pleno da Web a longo prazo.

• organizar atividades na região para promover e demonstrar as ferramentas e padrões desenvolvidos pelo W3C Mundial.

• traduzir para o Português os textos produzidos pelo W3C que forem de interesse da região.

• criar um fórum amplo de participação dos membros do W3C na região bem como da comunidade interessada em padrões Web.

• propor políticas e procedimentos relativos à regulamentação do uso da Internet; em cumprimento das responsabilidades do NIC.br para o Comitê Gestor da Internet no Brasil

• recomendar padrões técnicos e procedimentos operacionais para o desenvolvimento da Web no Brasil, em cumprimento das responsabilidades do NIC.br para o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Missão do W3C.

A missão do W3C é levar a World Wide Web ao seu potencial máximo, desenvolvendo protocolos e diretrizes que garantam seu crescimento à longo prazo da web.

O trabalho do W3C é orientado pelo principio Web para todos.

W3C e a acessibilidade.

O poder da Web está em sua universalidade.

Acesso por todos, independentemente da deficiência é um aspecto essencial.

Tim Berners-Lee, diretor do W3C e inventor da World Wide Web

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com