TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁGUAS PLUVIAIS: O USO EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

Por:   •  27/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DOS GUARARAPES

ENGENHARIA CIVIL

PAULO DA SILVA SIQUEIRA

ÁGUAS PLUVIAIS: O USO EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

RECIFE

2015

FACULDADE DOS GUARARAPES

ÁGUAS PLUVIAIS: O USO EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

PAULO DA SILVA SIQUEIRA

Pré-projeto apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Metodologia Cientifica, orientado pela professora Esmeralda Moura.

        RECIFE        

 2015[pic 1]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

2.1.        Objetivo geral        5

2.2        Objetivos específicos        5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        REFERENCIAL TEÓRICO        7

5.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        9

6.        CRONOGRAMA        10

7.        REFERÊNCIAS        11

        

[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

O crescimento populacional, que a cada ano aumenta de forma desordenada, resultando no aumento do uso dos recursos naturais sem qualquer controle, onde a água é sem dúvida o elemento mais degradado. A exemplo dos recursos hídricos, sem o qual não há vida, a escassez aumenta a cada ano.

Atualmente, em onze países da África e nove do Oriente Médio a escassez é uma realidade, situação não muito diferente se encontra no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos onde os níveis de água estão abaixo do necessário

Com esse problema demonstrado, aliado à má utilização da água potável que chega até nossas residências, vem a importância da captação da água da chuva para fins não-potáveis, como, lavagem de calçadas, irrigação de jardins e hortas, descargas entre outros.

Esse pré-projeto vem demonstrar o potencial de aproveitamento de água de chuva para uso residencial. O aproveitamento, evita o uso inadequado da água potável e pode ser usado na limpeza de banheiros e pátios, em descargas sanitárias, nas fontes luminosas, entre outros usos e alerta sobre a possibilidade da redução de custos das companhias de abastecimento para garantir o suprimento e abastecimento de água.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

Apresentar a importância da utilização da água da chuva como alternativa viável para a economia da água potável na utilização para irrigação e limpeza doméstica.

  1.      Objetivos específicos

  • Realizar um levantamento de práticas existentes de captação de água pluvial;
  • Evidenciar o potencial de armazenamento para atender as necessidades de uso doméstico;
  • Propor tipos de captação e armazenamentos financeiramente viáveis.
  1. JUSTIFICATIVA

Diante do problema referente ao abastecimento de água, a pressão sobre os recursos hídricos pode ser reduzida com o controle das demandas, as técnicas de aproveitamento de água pluvial são soluções sustentáveis que contribuem para o controle dessa demanda e assim fazendo seu uso racional da água.

 O uso de sistemas de aproveitamento da água da chuva pode ser uma alternativa viável para enfrentar o problema da carência de água, em aplicações residenciais. Ressalta-se que esses sistemas apresentam, além de redução no consumo de água potável, também uma contribuição ao controle de enchentes e uma economia financeira.

O Brasil é um dos países em que ocorre um dos maiores índices pluviométricos anuais, devido a sua área e a presença de vastas florestas, o que facilita a evaporação da água e sua precipitação, por ter um índice alto de incidência de chuvas, facilita o uso de reservatórios para armazenamento de águas pluviais.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A captação da água da chuva é uma prática muito difundida em países como a Austrália e a Alemanha, onde novos sistemas vêm sendo desenvolvidos, permitindo a captação de água de boa qualidade de maneira simples e bastante eficiente em termos de custo-benefício, algumas cidades brasileiras já transformaram em lei a captação da água pluvial como é o caso de Curitiba, São Paulo e Recife.

O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim (MIELI, 2001). Usar a água da chuva ou usar a água reciclada traz benefícios porque reduz a demanda nas águas de superfície e subterrâneas disponíveis, o uso da água de maneira mais eficiente protege o meio ambiente, economiza energia, reduz os investimentos em infraestrutura, ocasionando melhoria dos processos industriais. O uso eficiente da água representa uma efetiva economia para consumidores, empresas e a sociedade de um modo geral.

Quando se deseja reaproveitar a água da chuva, para qualquer fim específico, é importante saber que sua aceitabilidade depende diretamente de suas qualidades físicas, químicas e micro bióticas.

Segundo o pesquisador (CROOK, 1993), os maiores problemas decorrentes do reuso da água são a tubercularização, a corrosão e entupimentos devidos à proliferação biótica. Ele sugere algumas soluções para problemas específicos, como a clarificação com cal ou precipitação com sulfato de alumínio para remoção de nutrientes. A troca tônica, que é eficaz na remoção da dureza da água.

O aproveitamento eficiente da água da chuva não tem mistérios, mas são necessários alguns pequenos cuidados que tornam os sistemas mais seguros e de fácil manutenção.

No caso de um sistema para suprir o uso interno e externo, os componentes devem incluir calhas para a captação da água do telhado, filtro, reservatório e bomba, além de outros acessórios, como freio d’água (para reduzir o turbilhonamento na cisterna), filtro flutuante (para garantir a qualidade da água coletada pela bomba) e multisifão (para evitar a entrada de insetos e roedores na cisterna).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (307.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com