TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Por:   •  3/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

EDSON RAY HARDT ZULTANSKI

8003306 

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

[pic 3]

CURITIBA

2016

Direitos iguais

A lei 11.304/06, conhecida como lei Maria da penha, foi sancionada no Brasil em 2006, tendo como objetivo a proteção de mulheres vítimas de violências domesticas, fazendo com que a agressão realizada contra as mulheres tivesse uma atenção maior.

No campo dos direitos humanos, a criação da lei Maria da penha foi um dos avanços mais extraordinários do Brasil nos últimos anos, pois até então a causa não tinha tanta relevância, passando a ter penas rígidas aos agressores. A lei não se refere apenas ao físico (biológico) das mulheres vítimas, mas também o psicológico que é afetado, além da violência sexual, a patrimonial e o assédio moral.

O nome da lei foi em homenagem a Maria da penha Fernandes, a qual sofreu duas tentativas de homicídio do seu marido, sendo que em uma delas ficou paraplégica, mas mesmo assim se engajou numa importante luta pelo direito das mulheres e na busca de punição dos agressores. O marido de Maria só sofreu punição 19 anos e 6 meses após a denúncia, mas Maria mesmo com seu estado debilitado sempre se manteve confiante que um dia sua luta não seria em vão, ela teve muita força de espirito e de vontade para seguir firme em seu propósito.

Maria com todo seu sofrimento pode perceber que a causa que ela estava lutando era sua missão no mundo, colocando toda sua essência e sua espiritualidade, não se importando com a opinião do meio (sociedade) para uma luta que para a época era muito incomum, devido a superioridade do homem sobre a mulher.

Na criação da lei a violência psicológica passa a ser considerada como crime doméstico, tendo em vista que antes de ser sancionada apenas a violência física era caracterizada crime. A lei teve como proposito a igualdade de gêneros mostrando que homens e mulheres ambos têm direito de viverem livres sem nenhum tipo de opressão.

Referências:

http://www.leimariadapenha.com.br/group/sites/forun/topics/aspectos-fundamentais-da-lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com