TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estatistica

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

                        CEATEC

                Faculdade de Engenharia Civil                  

Projeto Estatístico: Comprometimento e o que pode afetá-lo na vida universitária.

Relatório Técnico realizado como exigência parcial da disciplina: Estatística, do curso de Engenharia Civil – Puc Campinas. Professora Orientadora: Lúcia Guimarães.

Alunos: Anaellen Barbosa de Melo Silva                        RA: 14225296 

          Fernanda Carazzatto Pereira                                       14051486 

          Guilherme dos Santos Medeiros                                       14090971

             Guy Eduardo Caetani                                                       14086268

  1. INTRODUÇÃO

A maneira em que abordamos as pessoas em uma entrevista para a coleta de dados é de suma importância para o sucesso do projeto. Esse projeto utilizou-se da entrevista como coleta de dados, essa técnica é a mais utilizada para obter dados objetivos e subjetivos.

Utilizando o questionário, conseguimos alcançar várias pessoas, assim coletando muitos dados, e pelo fato de não precisar se identificar, a chance é alta de conquistarmos a verdade do entrevistador.

O tema utilizado para desenvolvimento do projeto foi à influência da idade e de um emprego de um indivíduo com o comprometimento com a vida acadêmica. Para a realização desse projeto foi elaborado um questionário com sete perguntas. Esse questionário foi realizado com uma amostra de 30 alunos, dos quais 8 são mulheres e 22 são homens.

Realizamos a construção de tabelas de frequência e gráficos para representar as tabelas, calculamos as medidas de posição, a medida de dispersão e o coeficiente de variação quando foi viável. Apresentamos todas as variáveis, e a obtenção de todos os dados.

  1. OBJETIVO

Esse projeto tem como objetivo identificar informações ou coletar dados que não seriam possíveis somente através da pesquisa bibliográfica e da observação. Identificar a influência da idade e de um emprego, no comprometimento com a vida acadêmica dos alunos com faixa etária de 18 a 40 anos, do terceiro semestre do curso de Engenharia Civil (Noturno) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC, através da coleta de dados estatísticos direto.


  1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Hoje em dia, houve-se muito a história de que faltam engenheiros qualificados no Brasil, porém também é falado que há muitas matrículas sendo feitas para essa área, então porque existe esse problema? De acordo com muitas pesquisas feitas, há muita desistência durante o decorrer dos anos do curso, e os alunos que se formam, nem sempre são profissionais qualificados para exercer a profissão de um engenheiro. Um dos fatores para esse problema é a falta de comprometimento durante o curso, pois muitas vezes os alunos acabam não se dedicando aos estudos por diversos fatores, e procuram meios para não reprovar nas disciplinas, o que acaba fazendo com que eles passem sem ter conhecimento algum da disciplina.

Será que o comprometimento ou a falta dele, tem alguma relação com a idade de cada indivíduo? A dedicação é a mesma entre uma pessoa que trabalha e estuda e uma pessoa que só estuda?

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

4.1. QUESTIONÁRIO

Utilizamos um questionário para colher todos os dados da entrevista com 30 pessoas que segue abaixo:

a) Idade do entrevistado.

b) Sexo. (Masculino e feminino)

c) Quanto tempo você dedica aos estudos, aproximadamente?

d) Quantas vezes você falta em um mês, aproximadamente?

e) Quantas disciplinas você está cursando esse semestre?

f) Como você se classifica como aluno? (Ruim, regular, bom, excelente)

g) Você trabalha?

4.2. TABELA DE FREQUÊNCIAS E GRÁFICOS

A tabela de frequência permite a descrição de um grupo de valores que uma variável pode assumir. E os gráficos permitem uma ilustração mais ricas das informações.

4.3. CÁLCULO DAS MEDIDAS DE POSIÇÃO (Tendência Central)

São medidas que fornecem o ponto em torno do qual os dados se distribuem. As medidas de tendência central são mais apropriadas para descrever a amostra quando a dispersão dos dados é menor. A média, mediana e moda são medida de posição porque dão o valor do ponto em torno do qual os dados se distribuem.

4.3.1. Média

A média é utilizada quando existe uma necessidade de obter a medida de posição que possui maior estabilidade, e é também o valor que pode substituir todos os valores da variável, isto é, o valor que a variável assumiria caso fosse necessário como constante.

4.3.2. Moda

A moda é utilizada quando se deseja, como medida de posição, o valor mais típico da distribuição.

4.3.3. Mediana

A mediana é utilizada quando se deseja obter o ponto que divide a distribuição em partes iguais, ou quando há valores extremos que afetam de uma maneira acentuada a média, ou quando a variável em estudo é salário.

4.4. CÁLCULO DAS MEDIDAS DE DISPERSÃO

São medidas estatísticas utilizadas para avaliar o grau de variabilidade, ou dispersão, dos valores em torno da média. Servem para medir a representatividade da média.

4.4.1. Amplitude

É a diferença entre o maior e o menor valor observado. (AT = Xmáximo – Xmínimo).

4.4.2. Variância e Desvio Padrão

Medidas que levam em consideração todos os valores da variável em estudo. A variância é a medida onde seus cálculos consideram os desvios em torno da média aritmética. Então, o desvio padrão é a raiz quadrada da variância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com