TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos

Pesquisas Acadêmicas: A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, no cenário em que as empresas estão inseridas, a utilização da Estatística tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, passando a ser uma ferramenta essencial na produção e disseminação do conhecimento.

A estatística é o ramo da matemática que estuda os modos de obtenção, coletas e organização de dados de forma que possa concluir ou deduzir eventos ou estudos futuros do mercado, quando realizadas de forma adequada.

Pelo presente trabalho, pode-se perceber que a Estatística, por meio da Probabilidade, pode ajudar a prever cenários em seus planejamentos, e que o uso da Estatística não está restrito somente aos profissionais de Matemática e Estatística. É possível perceber de que forma a Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisões de gestores dentro de uma organização, de que maneira os aspectos culturais influenciam no comportamento humano e no contexto das organizações e que o trabalho e a produção são representados pelo capital humano, onde a qualificação é de suma importância para promover o crescimento econômico.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos

Sim. A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos. A probabilidade é uma grande ferramenta para estimar retornos futuros, com perspectivas de renda. A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Um uso prático para distribuição de probabilidade e análise no cenário de uma empresa é prever o valor de futuras vendas, no entanto as empresas ainda precisam planejar esses eventos futuros, usando a análise do cenário com base na distribuição da probabilidade.

A empresa pode ter por base um plano de negócios estando ciente das possibilidades de novas alternativas, podendo também com esta distribuição de probabilidade, prever os níveis e avaliar os riscos desse planejamento.

2.2 O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de

matemática e estatística? Justifique sua resposta.

Na definição de Estatística, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Nas ciências exatas e tecnológica, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel de suma importância. Como exemplo, pode-se destacar o nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo. Pode-se também destacar as aplicações da estatística na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica.

2.3 De que forma a Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

A estatística pode auxiliar de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era do conhecimento e da informação, a estatística utiliza a matemática para ajudar aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada, assim, todas as áreas do conhecimento humano recorrem a essa técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.

A estatística para a iniciativa privada, melhora o desempenho da empresa no sentido de reduzir custos e maximizar os lucros, no âmbito do poder público, que através de levantamentos estatísticos, consegue estabelecer um retrato da realidade socioeconômica, permitindo assim uma maior eficiência na aplicação dos recursos públicos voltados para o bem estar e melhoria das condições de vida da população.

2.4 Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

No contexto das organizações é importante que as empresas tenham profissionais que saibam desenvolver suas habilidades comportamentais. Como sabemos, as pessoas são diferentes umas das outras, por isso são imprevisíveis, essas variações internas e externas influenciam o comportamento das pessoas dentro e fora das organizações. As empresas devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos, pois esse comportamento afeta o desempenho das organizações de trabalho, aumentando ou diminuindo a produtividade através do desenvolvimento pessoal. Valorizando o individuo as organizações verão que os trabalhadores poderão gerenciar o próprio trabalho e contribuir para novas ideias e soluções de problemas. A organização é feita pelo indivíduo, não tendo a valorização, poderemos ter pontos negativos e baixa produtividade e até mesmo adversidades dentro da organização.

2.5 Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações? Justifique sua resposta.

A cultura organizacional tem uma influencia sobre as pessoas que fazem parte dela. Dessa forma, compreende um conjunto de forças importantes que influenciam o comportamento organizacional e assume como um conceito essencial à compreensão das estruturas organizativas. Segundo Infestas Gil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com