TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos sobre população e amostra

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Definição de Estatística

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Ou seja mais resumido: A estatística utiliza-se através das teorias probabilísticas para explicar a freqüência de fenômenos e para possibilitar a previsão desses fenômenos no futuro.

Distribuição de frequências

E uma técnica estatística usada para apresentar uma coleção de objetos classificados de modo a mostrar o número existente em cada classe. Mais ainda do que a técnica de apresentar cotações, é importante considerar a possibilidade de apresentar distribuições especiais, tal como no caso da distribuição de frequências de probabilidades e de frequências de amostragens

Conceitos sobre população e amostra.

População é a totalidade de pessoas, animais, plantas ou objetos, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.

Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogênea por um processo aleatório. A aleatorização é condição necessária para que a amostra seja representativa da população.

Definição sobre parâmetros e estatísticas

Parâmetro é um valor numérico usado para descrever uma característica da população. Média, proporção, mediana são exemplos de parâmetros que podem ser usados em estudos empíricos. Podemos descobrir, por exemplo, quantas alunas do Departamento de Psicologia da PUC (população) são casadas e tirar uma média para ter uma idéia da representatividade deste número.

A estatística descritiva é um resumo numérico usado para descrever uma característica da amostra. Quando falamos em estatística inferencial estamos nos referindo a utilização destes dados extraídos de uma dada amostra para fazer inferências sobre a população. Mais uma vez nos utilizando do exemplo dado acima, poderíamos selecionar aleatoriamente 50 alunas (amostra) e descobrir quantas são casadas. A partir deste número, poderíamos pensar numa proporção de casadas no departamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com