TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PRODUÇÃO

Por:   •  29/10/2018  •  Abstract  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Eduardo Mondlane

FACULDADE DE ECONOMIA

GESTÃO DE PRODUÇÃO & Operações

 

AULA PRÁTICA 3 - FILAS DE ESPERA 

 

  1. Uma TV chega a cada 3min num setor de qualidade para inspeção. Apenas um técnico faz a inspeção no modo FIFO e leva 4min por aparelho. Calcule o número médio de TV esperando na fila e o tempo médio de espera de cada TV durante a primeira meia hora (no início não havia aparelho). 

 

  1. Diferentes pessoas chegam para comprar convites para uma Conferencia do IESE à taxa de média de 10minutos.Cada pessoa gasta em média 5segundos para comprar um convite.
  1. Que situação específica de Fila de espera o trecho acima retracta?  
  2. Se um determinado economista chegar 5 minutos antes da Conferência começar e se ele gastar exactamente 4 minutos para chegar ao seu lugar após comprar o seu convite, o economista poderá estar sentado antes da Conferência começar? Justifique a sua resposta com cálculos.
  3. Com que antecedência deve o economista chegar na Conferência para ter 95% de certeza de estar sentado antes da Conferência começar? 
  4. Qual é o número provável na fila não vazia e o tempo provável no sistema do IESE? 

 

  1. O Banco BCI está a considerar abrir um balcão exclusivo para atendimento de mulheres empreendedoras. A administração do banco estima que os clientes chegarão à razão de 10 por hora. O caixa que estará no balcão pode atender os clientes a razão de um por cada 3 minutes. Pressupondo chegadas Poisson e serviço Exponencial:
  1. Diga qual é o número esperado de clientes no banco e na fila? 
  2. Qual é o tempo provável da fila não vazia? 
  3. Devido a disponibilidade limitada de espaço e a vontade de fornecer um nível aceitável de serviço, a administração do banco gostaria de assegurar, com 90% de confiança, que não mais de 2 clientes estarão no banco ao mesmo tempo. Qual é o nível de serviço actual para o limite de 2 clientes? Que nível de utilização de caixa deverá ser atingido para assegurar o nível de serviço de 90%. 

 

  1. A empresa têxtil MICHELAMANJATE, LDA (MM) usa um custo de $30 por hora para a manutenção de mão-de-obra directa e indirecta e  calcula os custos de tempo de espera sob qualquer grande grupo de máquinas de fiação a $150 por hora por máquina. Se as avarias são distribuídas de acordo com uma distribuição de Poisson, com uma média de 4 por hora e o número médio de unidades que um operário pode reparar é de 6 avarias por hora (distribuídas exponencialmente), pretende-se que o estudante gestor e economista da disciplina de Investigação Operacional da UEM/FE: 
  1. Determine a taxa da ocupação do sistema da empresa MM.  
  2. Qual é a probabilidade de não existir nenhuma reparação no sistema da empresa MM?
  3. Calcule o custo total das equipes 1, 2 e 3 da empresa MM.

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com