TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO ENTRE COTIDIANO E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Por:   •  29/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Centro de Educação Aberta e a Distância

Curso de licenciatura em Matemática

[pic 2]

PROJETO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO ENTRE COTIDIANO E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Ariadne dos Santos Ribeiro

14.2.0880

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Prática de Ensino V: Pesquisa em Educação Matemática, como requisito parcial para a aprovação dessa disciplina do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Educação Aberta e Distância (CEAD) da Universidade Fedral de Ouro Preto (UFOP).

 

Passos/MG

Janeiro/2018

[pic 3]

RESUMO

        Esse projeto de pesquisa demonstra a importância da relação da matemática com o cotidiano do aluno e aborda a dificuldade de motivar aos alunos o estudo da matemática. É uma pesquisa qualitativa de metodologia bibliográfica, onde mostra que a didática utilizada pelo professor é essencial para o desenvolvimento do aprendizado matemático dos alunos. Não se podem descartar os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia do aluno. Devemos considerar que a compreensão da matemática, as investigações realizadas por eles, a presença da história da matemática, a consideração dos fatos do cotidiano processo de ensino-aprendizagem são atitudes que influenciam na construção do conhecimento matemático.

Palavras-chave: Matemática no Cotidiano, Facilidade no Aprendizado, Pesquisa Qualitativa.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO........................................................................1

2- OBJETIVOS...............................................................................2

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................3

4- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................4

5- METODOLOGIA......................................................................6

6- CRONOGRAMA.......................................................................7

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................8

8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................9

8- ANEXOS..................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

        Quando de fala de ensino da matemática, um dos principais questionamentos é qual será a maneira correta de se abordar os temas do conteúdo pedagógico da matemática e como fazer com que esses temas, esses conceito adquirido na escola, sejam utilizados em seu cotidiano.

        Ao entrar para a escola, a criança traz consigo uma bagagem de saberes adquiridos no seu cotidiano. Esses conhecimentos não devem ser descartados e sim trabalhados de maneira adequada. Os conhecimentos adquiridos fora do âmbito escolar vão continuar sendo adquiridos ao longo da vida do aluno e a cada novo conhecimento, é necessário que o professor saiba trabalhar esse conhecimento relacionando com o conteúdo matemático. Assim, o professor facilita o processo ensino-aprendizagem através da Etnomatemática.

“Existe um lugar onde a Matemática escolar atua na seleção e classificação de alguns, onde as palavras e números determinam a vida de muitas pessoas. Um lugar onde apenas um ou uma detém o conhecimento certo, o poder de dizer e determinar quem vai ter sucesso maior na vida fora da escola. Onde a explicação para o fracasso dos estudantes é centrado no argumento de que eles/elas não são “bons de cabeça”, ou ainda, que não nasceram pra “a coisa”. O lugar a que me refiro é a sala de aula onde se realiza o ensino de Matemática.” (OLIVEIRA, 2004, p. 240).

        De acordo com OLIVEIRA (2004), os professores devem tomar cuidado para que não haja o descarte indevido dos conhecimentos adquiridos no cotidiano. Esse descarte pode acarretar na quebra de esquemas mentais já construídos em suas mentes. Os conhecimentos matemáticos conseguidos no cotidiano fazem parte do que é conhecido por saberes formados a fim de dar sustentabilidade e compreensão ao meio em que vivem. As bases matemáticas são formadas a partir das experiências vivenciadas no cotidiano e pela convivência com outras pessoas que possuam saberes e imposições que possam ser compartilhadas.  

        D’AMBROSIO (1990), diz que, ao fazer uma observação de algumas práticas metodológicas de professores de matemática do ensino fundamental, nota-se que a abordagem da disciplina é feita com certo grau de abstração e descontextualização. Assim, cabe ao professor a função de facilitar a aprendizagem, mas deve-se lembrar de que sua didática deverá ser adequada para esse fim, trabalhando de maneira que desenvolva a capacidade dos alunos. É necessário que o professor de matemática saiba ministrar suas aulas de modo que introduza conteúdos por meio de situações contextualizadas, trazendo para a sala de aula uma estruturação significativa na aprendizagem.

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral desse projeto de pesquisa é mostrar que há conexão entre os conceitos matemáticos ensinados na escola e o cotidiano, apresentando relações dos números naturais com o dia-a-dia dos alunos, influenciando satisfatoriamente no processo ensino-aprendizagem.

Os objetivos específicos são:

  • Utilizar situações contextualizadas para mostrar aos alunos que o conteúdo ensinado é relacionado ao seu cotidiano.
  • Fazer com que a aprendizagem fique mais interessante e eficiente a partir da utilização das situações contextualizadas.
  • Comprovar que os números racionais possuem utilidade e função na sociedade.
  •  Verificar os benefícios na aprendizagem quando se relaciona os conteúdos matemáticos com o cotidiano do aluno.


  1. JUSTIFICATIVA

        Com esse projeto de pesquisa, busca-se aprimorar pensamentos matemáticos levando à formação de hipóteses no decorrer da pesquisa, visando como apoio, além da linguagem matemática, a linguagem oral. A primordialidade de andamento dessa pesquisa tem por finalidade o estímulo da iniciativa, inspirar a criatividade e a conduta social e, ao mesmo tempo aprimorar o senso de objetividade e incumbência do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (408.4 Kb)   docx (184.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com