TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  9/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 5

LUIZ ROBERTO COSTA JUNIOR

        

A importância do uso dos Métodos Quantitativos, “Estatística” no planejamento das empresas.


Apucarana

2017

LUIZ ROBERTO COSTA JUNIOR

A importância do uso dos Métodos Quantitativos, “Estatística” no planejamento das empresas.

Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de nota da disciplina Métodos Quantitativos, ao Curso de Logística, da Faculdade do Norte Novo de Apucarana – FACNOPAR.

Professor Orientador: João Lourenço Almeida

Apucarana

2017


Sumário

1.  Introdução.................................................................................................4

2.  Desenvolvimento......................................................................................5

3. Conclusão..................................................................................................7

4. Referências Bibliográficas.........................................................................8



1. INTRODUÇÃO:        

        

Para um Executivo ou profissional que atua no ramo de administração de empresas, pensar estatisticamente atualmente é tão necessário quanto à habilidade de liderar uma equipe. Com a evolução das informações nas empresas, as quais chegam cada vez mais rápido e em grande quantidade, a questão que se coloca hoje não se refere mais à sua escassez, mas como ler. Decodificar, interpretar e aplicar as informações disponíveis. As necessidades atuais estão exigindo: (A) Identificar situações problemáticas através de análise de clima da organização da empresa (B) Utilizar a grande quantidade de informações armazenados nos computadores de suas empresas para compreender melhor o que acontece em seus negócios e melhorar a qualidade de suas tomadas de decisões (C) Entender o comportamento das vendas de produtos ou serviços (D) Identificar causas de defeitos ou os motivos que induzem a baixa qualidade de um produto ou serviço (E) Entender o comportamento dos clientes com relação a empresa e aos seus produtos.

Assim, diante da necessidade de tomada de decisões das incertezas do mundo empresarial, coloca-se a Estatística como ferramenta fundamental, talvez a que possa trazer melhores formas de contribuições aos administradores ao lidarem com informações e com os mais diversos problemas encontrados nesse universo.

2. DESENVOLVIMENTO:

Para entender melhor, veja o que o autor nos aponta: Segundo Vieira (2013, p.1), a estatística é a ciência que fornece os princípios e a metodologia para coleta, organização, apresentação, resumo, análise e interpretação de dados. Seguindo

este raciocínio é recorrente que tal conhecimento torna-se parte fundamental de diversas áreas, principalmente da área de pesquisas científicas. Através desta área é possível aumentar o lucro das empresas, aumentar a qualidade dos processos ou produtos, minimizar custos, tomar decisões de valor político ou econômico, aumentar a análise crítica, entre outros. Ao analisar uma empresa em suas quatro principais áreas: finanças, produção, marketing e recursos humanos, percebe-se que os métodos estatísticos influenciam diretamente ou indiretamente cada um destes elementos. Enquanto nas finanças e na produção são feitas análises que apontam valores quantitativos e são afetadas diretamente por estes resultados, nas áreas de marketing e recursos humanos esses impactos ocorrem de forma indireta.

Reconhecendo as áreas citadas verifica-se um enorme potencial de crescimento da empresa. Presume-se utilizar dos conceitos e das fórmulas da área como indicadores de decisão para as empresas e solução de problemas. A estatística faz parte da área de estudo de pesquisa operacional que oferece ferramentas para identificar problemas através de seus sintomas e procurar solucioná-los para tomar a decisão correta (ANDRADE, 2009).

Pode-se afirmar então que a estatística é a ciência que coleta, organiza e interpretam dados utilizando técnicas para lidar com as variações, ou seja, é uma coleção de métodos utilizados para converter dados brutos em informações que auxiliem na tomada de decisão, podendo resolver quase todos os problemas da vida real que envolvam conjuntos de dados.

A Estatística é de muita importância para empresários, administradores, gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas nas áreas relacionadas como preços de matérias primas, cadastros, preços de produtos acabados, preço final de produtos, financeiro, marketing, volume físico dos produtos, controle de qualidade. O controle de qualidade de produtos não constitui novidade; é ele, de fato, tão antigo como a própria indústria. Durante muito tempo foi realizado sob a forma tradicional denominada "inspeção". Só a partir de 1920, no entanto, é que se verificou o desenvolvimento do Controle Estatístico da Qualidade, cuja aplicação vem se tornando generalizada nos países industrializados. A grande contribuição da estatística não se baseia tanto no fato de levar um grupo de estatísticos altamente qualificados para uma indústria, mas no fato de criar uma geração de físicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com