TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa

Por:   •  13/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA 4

  1. A população brasileira faz o descarte correto dos aparelhos celulares? (4,0 pontos)

No Brasil, aproximadamente 82% da população têm aparelhos celulares, porem apenas 2% da população realiza a reciclagem correta desses produtos. O percentual de reciclagem é muito baixo, devido ao custo da coleta, as dificuldades operacionais de transporte e o fato de que fazer a reciclagem desses equipamentos não garante nenhum tipo de financiamento ou incentivo fiscal para a indústria.

O Brasil possui 420 milhões de dispositivos digitais e a quantidade de lixo eletrônico produzida pelo país deve aumentar nos próximos anos, por isso é importante criar uma infraestrutura para a destinação correta desses resíduos, pois eles possuem metais que, se não reciclados corretamente, podem gerar danos ao meio ambiente e causar sérias doenças à população. Os problemas relativos aos aparelhos de telefone celular estão em sua composição (45% de plástico, 40% de placa circuito, 8% de metais como ouro e prata, 4% de cristais líquido e 3% de placa de magnésio), onde esses resíduos tóxicos são prejudiciais à natureza e a saúde humana.

https://canaltech.com.br/meio-ambiente/relatorio-aponta-que-apenas-2-do-lixo-eletronico-brasileiro-e-reciclado-147065/

https://www.fragmaq.com.br/blog/descarte-de-celulares/#:~:text=Os%20fabricantes%20destes%20aparelhos%20t%C3%AAm,a%20reciclagem%20correta%20desses%20produtos.

  1. No arquivo 9 Tipologia dos Canais Reversos de Pós-Venda, item Seleção e destino dos produtos devolvidos, foram elencados vários destinos comuns dados aos diversos tipos de retorno de produtos pós-venda. Baseado nestes destinos, que sugestões você daria às empresas de telefones celulares para que estas empresas possam conscientizar a população e aumentar a logística reversa deste produto? Nesta questão você deve escolher um dos destinos comuns dados aos diversos tipos de retorno mencionados no arquivo 9 e, baseado no destino escolhido dar uma sugestão às empresas de aparelhos celulares, para que através do destino por você sugerido, a empresa possa fazer ações para conscientizar a população a se tornar mais consciente e participante quanto ao descarte correto dos aparelhos celulares antigos. (3,0 pontos)

A doação em geral é o destino de produtos retornados quando existe interesse de fixação de imagem por parte do fabricante, e em geral, está associada a produto com certo grau de obsolescência. Esse destino é o mais assertivo para descarte de aparelhos eletrônicos, pois as pessoas acabam renovando seus produtos (celulares e notebooks) até mesmo antes de acabar a vida útil deles. Com isso, é possível repassá-los para outras pessoas, uma vez que os aparelhos ainda se encontram em bom estado de uso.

As empresas podem conscientizar a população, através do incentivo social, fazendo as pessoas de classe média e alta repassarem seus aparelhos eletrônicos velhos para quem realmente precisa. Por exemplo, caso a pessoa doar para adolescentes, que não tem acesso a esses equipamentos eletrônicos, com o intuído deles acompanharem as aulas durante a pandemia.

https://eadmoodle.mackenzie.br/pluginfile.php/1509324/mod_resource/content/1/Arquivo%209%20-Tipologia%20dos%20Canais%20Reversoso%20de%20P%C3%B3s-Venda.pdf 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com