TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Segurança Pública

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nos últimos anos, a questão da Segurança Pública, têm sido um dos assuntos mais discutidos no Brasil, dado ao aumento da violência e a sensação de insegurança da população. A mídia ( meios de comunicação em massa ), exerce uma significativa influencia no senso comum das pessoas, e infelizmente quando o assunto é referente a segurança pública, é enfatizado ,a priori ,sempre o lado negativo. Nesse sentido, os programas de telejornais tem uma enorme influência no cotidiano, na segurança e nos aspectos comportamentais da sociedade. Lamentavelmente a mídia ajuda a ampliar consideravelmente a sensação de insegurança, criminalidade e a violência, pois em qualquer meio de comunicação existem programas que mostram como praticar algum tipo de crime e até mesmo revela as técnicas e a capacidade operacional das policias.

É notória a influência que a mídia exerce sobre a população com relação à Segurança Pública, como por exemplo: um noticiário de que um policial foi preso por corrupção, onde passa no imaginário do público de que todos os policiais são corruptos, e esquece que em qualquer profissão tem sempre aqueles que trabalham erradamente.

Um Tecnólogo em segurança publica, dispõe de métodos e ferramentas que o auxiliam a descortinar os mitos, no tocante a segurança pública pregados pela mídia. Estas metodologias ao serem combinadas, traçam diversas estratégias, que podem desmistificam, por exemplo, principalmente o porquê do auto índice de violência em determinadas cidades. Entre esses métodos podemos citar :

 

  • LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO:consiste na etapa inicial de todo o trabalho científico, com o objetivo de reunir as informações e dados que servirão de base para a construção da investigação proposta a partir de determinado tema. É de suma importância, pois através do mesmo pode-se ficar por dentro do que já foi estudado e escrito sobre o tema em questão.

 

  • APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS: Um questionário é extremamente útil quando o tecnólogo em SPU pretende recolher informação sobre um determinado tema. Deste modo, através da aplicação de um questionário a um público-alvo constituído . A indagação é imprescindível, pois eleva o levantamento de informações a um bom nível de onde se quer chegar.

 

  • ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS: O pesquisar prepara um roteiro, e a partir dele, conversa com o entrevistado, buscando estimula-lo a explicar suas visões de mundo e representações sobre o tema de sua pesquisa. Muito útil quando se quer entender o motivo que leva as pessoas de determinadas localidades a tomarem tais atitudes. Ex: menores envolvidos no trafico de drogas.

 

  • TRABALHO DE CAMPO: É uma atividade realizada no local onde o fenômeno estudado ocorre naturalmente. Na minha opinião, consiste no principal método, pois o contato direto com a localidade e as pessoas torna o levantamento de informações mais consistente. É possível ver de perto, e constatar que aquilo que se é estudado , não é mero achismo.

 

EXEMPLO REAL : A mídia rotineiramente noticia em seus vários meios de comunicação sobre a violência policial, que o policial é despreparado, que morrem muitos “inocentes” nas mãos de policiais, e por ai vai… Com isso a mídia cria na mente das pessoas (senso comum) que o policial é violento.

Por sua vez, o profissional de segurança pública, através dos métodos de pesquisa citados a cima, tem o dever de mostrar o outro “lado da moeda” , e mostrar com dados e fatos o que de fato acontece na vida policial, no combate a violência ( enfrentamento de bandidos fortemente armados, stress elevado, falta de apoio do Estado, assassinato de companheiros de trabalho, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (223.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com