TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz de Atividade Individual

Por:   •  9/10/2022  •  Artigo  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Estudante: Gleidson de Alcantara do Nascimento

Disciplina: Métodos Ágeis

Turma: 0722-2 _1 – PGO_MAGPOSEAD-36_1807202_1

ETAPA 1 – DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Elevator Speech

Saúde APP busca a melhor eficiência no atendimento e serviço prestado na saúde pública através de um aplicativo, disponível para toda a população brasileira, utilizando um ambiente virtual capaz de agendar consultas, fornecer histórico de tratamentos e vacinas.

Personas

Persona 1: Marta, mulher, 55 anos, moradora de Campo Grande zona oeste do Rio de Janeiro, professora do ensino fundamental. Viúva e pensionista, divide sua rotina entre as atividades do lar e programas de entretenimento e variedades na televisão, normalmente acompanhada de sua filha mais velha. Nos finais de semana costuma receber visitas de seus outros dois filhos. Eventualmente sai de casa para compras no mercado e consultas médicas. Buscando o cuidado com a própria saúde seu principal desafio é nas marcações e deslocamentos com as consultas médicas. Utiliza o WhatsApp para se comunicar com parentes e familiares e busca informações em telejornais em canais diversos na televisão. Utiliza parcialmente os serviços de saúde pública, uma vez que possui um plano de saúde para consultas laboratoriais e terapias.

Persona 2: Maria, mulher, 30 anos, mora de Santa Cruz zona oeste do Rio de Janeiro, possui o ensino médio completo e trabalha como autônoma em salão de beleza. Divide o seu tempo entre o trabalho no salão e a rotina em casa com a família. Pratica atividade física com o intuito da manutenção da saúde e do peso acima do nível, devido reação a uso de medicamentos contraceptivos. Mãe de um filho de 10 anos diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), condição que ocupa bastante do seu tempo dada a rotina de médicos e terapeutas. Usa a redes sociais com o Instagram, Facebook e o WhatsApp para comunicação e fonte de notícias. Por não possuir plano de saúde, utiliza a saúde pública integralmente para si e parcialmente para o filho, onde por vezes acaba pagando por consultas e terapias por não conseguir atendimento.

User Stories

MARTA, 55 ANOS;

- Como usuária, quero fazer o agendamento de consultas, exames e terapias online para realizar tratamentos e terapias.

- Como usuária, quero fazer consultas e terapias online, para ter maior aproveitamento dos horários e profissionais e menor custo com translados.

- Como usuária, quero realizar solicitação de agendamentos para translados de pacientes com mobilidade reduzida, para possibilitar o tratamento com segurança.

- Como usuária, quero ter minhas prescrições médicas em arquivo online, para ter acesso garantido e poder consultar com facilidade e formação de histórico.

MARIA, 30 ANOS;

- Como usuária, quero fazer o acompanhamento das marcações realizadas, para saber quando serei atendida e poder aproveitar o tempo com outras situações.

- Como usuária, quero ter acesso ao histórico das consultas, exames, e terapias realizadas, para conseguir identificar e tratar um problema futuro.

- Como usuária, quero fazer solicitação online dos medicamentos prescritos, para poder agilizar o tratamento sugerido.

- Como usuária, quero realizar o acompanhamento gestacional online para poder ter acesso a todas as informações necessárias para um bom pré-natal.

- Como usuária, quero poder realizar o planejamento familiar online, para ter maior aproveitamento dos profissionais e histórico disponível.

- Como usuária, quero ter a caderneta de vacinação online, para ter maior controle e conseguir realizar as vacinações no tempo determinado.

MVP

Um aplicativo capaz de fazer o agendamento de consultas, exames e terapias online, sendo capaz de realizar o acompanhamento das marcações realizadas e informar o momento do atendimento.

ETAPA 2 – PLANEJAMENTO DAS ENTREGAS

Arquivo Excel anexado junto com a matriz para melhor visualização.

[pic 1]

Para a estimativa do Effort, o esforço para a realização das tividades, foi escolhido o método Sequência de Fibonacci - Planning Poker, acompanhando a tendência, e visto a facilidade de utilização e o bom atendimento para a solução do problema proposto.

Para a determinação do valor agregado, Business Value, foi aplicado a método Story Points (SP) com as personas utilizadas no desenvolvimento das Users Stories, individualmente, numa escala de zero a dez e para cada atividade relacionada. Foi feita uma média ponderada com o resultado do SP obtido com as personas e assim determinando o Buseness Value em cada atividade. Em casos em que não ouve resultado com números inteiros, foi realizado o arredondamento para cima, conforme atividade desenvolvida em aula gravada.

O Return of Investiment, ROI, foi determinado sendo o produto do Business Value sobre o Effort, ou seja, o valor agregado sobre o esforço para produzir. Com o ROI de cada atividade determinado, foi possível realizar a priorização, onde as atividades foram dispostas em sequência, partindo do maior retorno até a última com o menor.

Para e descarte foi realizado o cálculo do ROI médio do projeto, para utilizar como linha de corte. Para isso foi realizado o somatório do Business Value e o Effort das atividades do projeto, sendo encontrados os valores de 78 e 41, e encontrando o valor de 1,9 para o ROI linha de corte. Sendo assim, as atividades com ROI<1,9 foram descartadas não sendo selecionadas.

Após realizado o corte das atividades com baixo retorno e verificado que as atividades que desginam o MVP estavam selecionadas e priorizadas.

A velocidade da equipe foi estipulada em 4 pontos de esforço, Effort. Com isso, foi possível determinar o número de 4 Sprints e a priorização das atividades selecionadas. Para a Sprint 1, foram postas as atividades que constituem o MVP, seguindo as demais de acordo com o maior retorno de investimento e dentro do limite dos pontos.

*REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Caso faça uso de fontes de pequisa, liste-as de acordo com os referenciais da ABNT.

MÉTODOS ÁGEIS. [S. l.], 14 ago. 2022. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/408735/Home. Acesso em: 14 ago. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com