TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Pesquisa

Por:   •  6/11/2020  •  Artigo  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

        A metodologia de Pesquisa e sua busca pela verdade, essa indagação conduz as formas de pesquisa que a metodologia abrange, seja de forma qualitativa ou quantitativa, ambas possuem formas de apresentar requisitos que apontam a dados que são relacionados a essa procura pela verdade. O uso da metodologia busca a proporcionar uma pesquisa mais realista ou o mais próximo da realidade dos fatos ou dados a serem analisados, a pesquisas realizadas ou busca de respostas para indagações alavancadoras das pesquisa.

        Nas pesquisas qualitativas, a priori em relevância devido a sua forma de atuação temos no documento de Zanten, 2004 destaques sobre a pesquisa qualitativa e suas contribuições que englobam as vericidades das informações que são buscadas quando se tem o contato com as realidades. Existe esse preocupante quanto aos resultados a serem alcançados nos finais das pesquisas e esses dependem das formas como são selecionados, ou como são analisados. A metodologia é a peça principal para o engajamento dos dados com as suas realidades que são apresentados.

          Zanton (2008, p.08-09) relata sobre a validade das pesquisas qualitativas e sua importância e pode-se perceber que mesmo não sendo tão seletiva quanto a quantitativa e com uma forma diferente de seleção de dados, a pesquisa qualitativa em sua particularidade trata a pesquisa mais detalhada e mais próxima a realidade.

        Um trecho plausível para o texto é “Creio que a validade da pesquisa repousa, em grande parte, sobre a maneira rigorosa como vamos tratar o material levantado.” ZANTON (2004, p.11).

        Temos a quesito de veracidade e metodologia de pesquisa o texto de Borges – Sobre o Rigor da Ciência- onde se é notório a dialética entre a escrita, a fala e a pesquisa na busca de dados que tornem as pesquisas mais voltadas a realidade. Nas pesquisas e coleta de dados existe o levantamento de dados e questões que exigem dos pesquisadores posionamento frente suas buscas, para que as mesmas possam ser o mais reais possíveis.

        Nas pesquisas vemos muitos dados, principalmente nas quantitativas que nos levam a questionar suas informações, se suas descrições são na realidade o que realmente mostram, se não existe exagero ou acrescentações, assim a qualitativa permite uma maior proximidade. A busca por respostas nas pesquisas através da metodologia é desafiador, é estar inserido em um campo de informações e que questionar sua veracidade é essencial para que as pesquisas sejam mais minuciosas e aprofundadas.

BORGES, Jorge Luís. “Sobre o Rigor na Ciência”, in História Universal da Infâmia, trad. de José Bento, Assírio e Alvim,1982, 117.

ZANTEN, Agnes Van. Pesquisa Qualitativa em Educação: Pertinência, validez e generalização. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. 01, p. 25-45, jan./jun. 2004

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com