TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DE GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRITUBA

TECNOLOGIA DE GESTÃO FINANCEIRA

Alecsandra Teodoro – 5013445342

Caroline Freihat H. de A. Santana – 505461003

Fernanda Santana Andrade – 5013456732

Tanyfer Caroline de Oliveira – 6175702901

Leandro Rocha - TUTOR Presencial

Eliane Grigonis -  TUTORA EAD

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (PROINTER IV).

SÃO PAULO / SÃO PAULO

OUTUBRO / 2017


Alecsandra Teodoro – 5013445342

Caroline Freihat H. de A. Santana – 505461003

Fernanda Santana Andrade – 5013456732

Tanyfer Caroline de Oliveira – 6175702901

RELATÓRIO PARCIAL - PROINTER IV

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em  Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de  Projeto Interdisciplinar da Faculdade Anhanguera.

SÃO PAULO/ SÃO PAULO

OUTUBRO / 2017

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO        

3        TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR        

4        A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO        

5        OS ÍNDICES DE ANÁLISE FINANCEIRA        

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é mostrar a importância de aplicar o conceito Planejamento Estratégico nas empresas, abordando os pontos relevantes.

Apresentando o quanto contribuem para o desenvolvimento, crescimento, fortalecimento das organizações, visando aumentar o poder financeiro e a sobrevivência da empresa na linha do tempo.

Criando uma estratégica em curto ou longo prazo com os objetivos e as metas de acordo com a necessidade da empesa, unificando os conceitos da ciência econômica e financeira. Criando parâmetros confiáveis para as tomadas de decisões.

Como procedimentos metodológicos, foi realizada a leitura de diversos autores recomendados e elaboração de uma base teórica. Essa pesquisa pode concluir que o plano estratégico bem elaborado permiti otimizar e racionalizar o uso dos recursos disponíveis, visando fornecer aos gestores empresariais para que avaliem a eficiência de sua administração, considerando os fatores internos e externos.

Para que a empresa não apenas sobreviva ao tempo, e sim seja solida obtendo lucros e sustentabilidade em seus empreendimentos no longo prazo.


  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO

Planejamento Estratégico, é, normalmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada (Oliveira, 2006, pag 47).

Nesse texto queremos enfatizar pontos relevantes ao processo de planejamento para acrescentar no projeto das empresas, fazendo com que atinjam os objetivos e metas da melhor forma possível.

O planejamento estratégico- financeiro tornou-se indispensável para o sucesso de qualquer empresa. Segundo Simon (1979), “o planejamento é uma técnica por meio da qual as habilidades de vários especialistas podem ser aplicadas ao estudo de um problema antes de se obrigar ao estagio formal da tomada de decisões. Um dos indicadores de sucesso mais importante é o desempenho financeiro, que depende diretamente do planejamento”.

O objetivo do planejamento estratégico é passar a ser utilizado para a eficiência e eficácia do gerenciamento financeiro, essa teoria vem sendo utilizada desde a década de 50 e mesmo com as atualizações e novos conceitos ainda a base é a mesma e continua sendo a melhor a ser aplicada.

O planejamento estratégico esta relacionado com métodos denominados procedimentos e descrevem a sequência de passos ou etapas que devem ser rigorosamente seguidos para a execução dos planos.

Em relação aos orçamentos que estão diretamente ligados ao dinheiro temos que fazer previsões de vendas, produção, áreas administrativas e vendas (provisões e controles), etc.

Tem a parte de gerenciar o tempo e as atividades no prazo denominando das programações.

E a parte comportamental que consiste em regras e regulamentos para os planos operacionais determinando as pessoas e as situações, visando restringir o grau de liberdade das pessoas.

Neste contexto, devemos sempre analisar as variáveis interna e externas do mercado econômico, sabemos que a realidade do país pode e influência diretamente nos investimentos, levando aos lucros ou prejuízos, temos que analisar a todo momento como os clientes estão em relação ao nosso negócio, fornecedores e os concorrentes.

O planejamento é uma definição de muitos fatores para um plano bem-sucedido, com a busca para uma empresa lucrativa, competitiva e atrativa, tornando-se uma empresa a longo prazo e talvez implantando novos conceitos de estruturas de planejamento.

“A Administração Estratégica é um método que planeja a transformação da capacidade da empresa em nova cultura, capaz de se adaptar ao ambiente” Ansoff, Declerk e Hayes em 1981.


  1. TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR.

 O que é técnica de Valor Presente Líquido (VPL)?

A técnica de valor presente líquido (VPL), também conhecida como Valor Atual Líquido (VAL) ou Net Present Value (NPV), é uma das mais importantes para quem está analisando se um investimento vale a pena ou não. Com base no VPL, a decisão de “compro ou não compro? ” “ vendo ou não vendo?”  acaba ficando mais segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com