TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação dos conceitos de controle estatístico de processos (CEP) na indústria de fundição no norte de Santa Catarina

Projeto de pesquisa: A aplicação dos conceitos de controle estatístico de processos (CEP) na indústria de fundição no norte de Santa Catarina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera - Uniderp

Curso de Administração

ESTATÍSTICA

Prof. Ivonete Melo de Carvalho

Campo Grande, Setembro de 2013

INTRODUÇÃO

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provêm.

Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostra, deixando de lado a aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

ETAPA 1

De acordo com Souza (2007), em seu artigo Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense, pode-se entender como aplicar conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo, ou seja, o artigo consistiu em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. Para tanto, utilizou-se dos principais tipos de gráficos de controle, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.

Consequentemente, o estudo apenas realizou análises estatísticas sobre os dados fornecidos, para possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, não desprezando qualquer informação e/ou inferência adquirida a partir de um olhar mais técnico científico e não tanto empírico dos dados. Já, o artigo Conceito e Aplicações da Estatística, define Estatística como o conjunto de técnicas de pesquisas que envolvem o planejamento do experimento a ser realizado, coleta e análise de dados disseminando as informações, além de permitir o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento, fornecendo dessa maneira, técnicas para situações sujeitas a incertezas.

Segundo o mesmo, a Estatística pode ser usada na área médica fornecendo metodologia adequada que possibilita decidir sobre de um novo tratamento no combate á uma determinada doença, atuar em seu controle, no estudo da evolução e incidência; e na área tecnológica, depende de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas. Logo, no mercado de trabalho,também pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas, desde ciências naturais às sociais, como:

• Indústria: estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

• Recursos Humanos:o setor de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

• Universidades e Instituições de Pesquisa:atuação como docente, ministrando disciplinas relacionadas á Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas.

• Área de Demografia: estudo da evolução e as características da população.

• Área de Marketing e Análise de Mercado: decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, entre outros.

• Área Financeira e Bancária:departamento de seguros e análise atuarial, seleção de investimentos, desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de investimentos, fluxo de caixa, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

Assim, a estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento, modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. (MILONE, 2003).

Por outro lado, pode-se aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se faça o planejamento, interpretação e principalmente a produção, obtendo a melhor informação a partir dos dados disponíveis. Logo, as possibilidades de aplicação da Estatística na área de Administração são:

• Estatística e análise exploratória de dados;

• Gráficos e Probabilidade;

• Medidas de tendência central e dispersão;

• Medidas de ordenamento e forma;

• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades;

• Amostragem e Estimação;

• Testes paramétricos e não paramétricos;

• Correlação e regressão linear;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com