TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO (CEP) NA INDÚSTRIA DE STOCK DO CATARINE DO NORTE

Tese: APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO (CEP) NA INDÚSTRIA DE STOCK DO CATARINE DO NORTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) EM UMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO DO NORTE CATARINENSE

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, localizada no Norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos a grandes empresas mundiais. Atua em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um dos aspectos mais importantes.

Um diferencial da empresa é um bloco de motor que foi desenvolvido para caminhões a diesel, a qualidade do produto é medida através de sua resistência à tração.

Para o processo de avaliação da qualidade dos blocos produzidos, é preciso que se corte o bloco para retirada do corpo de prova que será usinado e em seguida submetido a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

Como é necessário fazer esses testes, a coleta de amostras se torna unitária. As grandes dimensões do bloco dificultam seu manuseio e com isso é necessário essa forma de amostragem.

O processo de inspeção é feito sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, se passar pelos testes, o lote é aceito, caso não for aceito, é coletado o segundo e o terceiro bloco do lote e feito todos os testes novamente.

O QUE É ESTATÍSTICA?

A estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve a coleta de dados, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento nas técnicas estatísticas, temos mais conhecimentos em várias áreas. O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

Desde a antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos e poder militar. Depois da idade média, com muitas doenças sendo descobertas, o governo da Europa Ocidental, preocupado que essas doenças poderiam devastar populações e o tamanho dessa população poderia afetar o poder político, também começaram a obter informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVII, os governantes passaram a registrar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas, tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Nos dias de hoje esses dados estatísticos são feitos por sistemas, onde as pessoas da sociedade podem estar utilizando essas informações.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados pela mídia, são um exemplo da aplicação da estatística no dia a dia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Os métodos estatísticos têm exercido muita influência na maioria dos campos do conhecimento humano, como no desenvolvimento de produtos agrícolas, equipamentos espaciais, controle do tráfego e também no melhoramento de processos de gerenciamento.

Na prática, também pode ser aplicada na área médica, pois a estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate a uma determinada doença.

As informações estatísticas são específicas e eficazes, ajudando muito na tomada de decisões. Com isso, ajuda as empresas a definir melhor suas metas, identificar os pontos fracos e dirigir melhor seus processos.

No planejamento industrial, a estatística se aplica nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

Na área de RH, a estatística se aplica na pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salários, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com