TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANOVA fator único e fator duplo

Por:   •  25/5/2015  •  Exam  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 4

*Fator RA refere-se a variável pedida pelo professo para diferenciar trabalhos.

  1. Uma pessoa mora em um casa que possui um sistema elétrico solar. Ela coletou,
    diariamente, no mesmo horário, leituras da tensão em um medidor ligado ao sistema. Os resultados constam da tabela dada abaixo. Utilizando um nível de significância de 5%, teste a afirmativa de que a leitura média da tensão é a mesma para os três tipos diferentes de dia.  Há evidências suficientes para apoiar a afirmativa de diferentes médias populacionais?  Deveríamos esperar que um sistema solar produzisse mais energia elétrica em dias de sol do que em dias nublados ou chuvosos?  Podemos concluir que dias de sol resultam em maiores quantidades de energia elétrica?

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

F tabelado (3,68) > F calculado (1,43)
H0: µ sol = µ nublado = µ chuva
H1: pelo menos uma média é diferente

Tomando-se como base o nível de significância à 5%, obtém-se “F Calculado” menor que o “Fator Tabelado”. Conclui-se, por fim, que as variações de tensão observadas do sistema elétrico solar, estatisticamente, é pouco influenciado com a exposição do sistema à diferentes condições meteorológicas. Ao contrário do que se imagina, neste experimento, dias chuvosos ou nublados produzem médias de tensões estatisticamente iguais à dias de Sol.

  1. Uma orientadora educacional de uma escola de ensino médio formulou a hipótese de que a classificação em uma turma pode influir no número de faculdades às quais se candidatam seus estudantes que se preparam para o vestibular. Ela divide a turma de último ano de ensino médio em três grupos, correspondendo aos alunos acima da média, na média e abaixo da média. De cada um desses grupos, ela seleciona aleatoriamente oito estudantes e compara o número de faculdades às quais eles se candidatavam.  

Teste a hipótese de que a média que o aluno tirou no ensino médio não influi no número de instituições a que o aluno se candidata, ao nível de significância de 5%.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

F tabelado (3,47) < F calculado (19,08)
H0: µ “acima” = µ “na média” = µ “abaixo”
H1: pelo menos uma média é diferente

Tomando-se base como base o nível de significância à 5%, obteve-se “F calculado” maior que “F tabelado”. A se julgar pelos dados, a quantidade de inscrição para vestibulares realizada por cada aluno tem fortíssima relação com o desempenho, em relação as médias escolares, estabelecido pelo aluno no Ensino Médio.

3) A tabela dada abaixo apresenta as quantidades de um determinado produto que são vendidas semanalmente por dez lojas varejistas. Os proprietários dessas lojas colocaram o artigo em promoção em uma determinada semana e, posteriormente, compararam as vendas obtidas com as obtidas na semana anterior.  Os dados obtidos constam da tabela dada abaixo:  

[pic 11][pic 12]

                             

 [pic 13]

[pic 14]

                                                                                                     [pic 15]

DenG

   EA

Teste, ao nível de significância de 5%, se:
a) há evidências estatísticas significativas de que as vendas dependem da loja onde o produto está sendo comercializado.
H0: médias são iguais entre lojas.  
H1: pelo menos uma média é diferente entre lojas
Com nível de significância estabelecido em 5%, obtém-se F calculado (1,40) menor que F crítico (3,18). Pode-se concluir que, estatisticamente, as médias de vendas do produtos possui pouca correlação com a loja está sendo disponibilizado

b) se há evidência estatística significativa que as vendas na semana da promoção são diferentes das vendas na semana anterior à promoção.
H0: µDurante = µAnterior.
H1: µDurante ≠ µAnterior.
Obteve-se F calculado (0,13) menor que F crítico (5,12) considerando a significância em 5%. Conclui-se que e desempenho de venda do produto possui pouquíssima relação com a condição de estar em período de promoção ou anterior a ela.

4) Existem no mercado vários tipos de teclados de computadores, ditos “ergonômicos”. Um pesquisador que estuda ergonomia resolveu determinar se o projeto dos teclados influi na velocidade de digitação. Escolhe cinco (05) digitadores diferentes aleatoriamente. A cada um foi dada a oportunidade de testar os teclados previamente. Após isso, cada digitador foi avaliado com o uso de três tipos diferentes de teclado. O resultado obtido pelo pesquisador consta da tabela dada a seguir:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (292.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com