TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SIMULADO ENEM / EVOLUCIONAL

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SIMULADO ENEM / EVOLUCIONAL

Orientações gerais:

Este movimento tem como objetivo alinhar a utilização da plataforma da Evolucional, expandir e ressignificar o conhecimento sobre as ferramentas e possibilidades de uso, e análises dos resultados. Assim, partir das análises desses resultados, podemos refletir e avaliar nossas práticas buscando pontos de melhoria.

É necessário entender e avaliar as informações sobre o desempenho dos estudantes participantes do simulado, e identificar as dificuldades de aprendizagem, para possíveis ajustes e/ou retomadas de conteúdos, abordagens e estratégias.

É  importante ressaltar que esses resultados não devem ser utilizados para classificar ou categorizar os estudantes e/ou turmas, mas como fonte de informações sobre o desempenho indívidual e coletivo dos nossos alunos. Assim, auxiliar na identificação das dificuldades e no aprofundamento de habilidades já consolidadas.

A seguir, apresentamos uma proposta de roteiro para leitura e análise dos resultados na plataforma. São sugestões que podem ser acrescidas de outros itens, de acordo com a realidade de cada unidade e/ou turma.

Roteiro:

  1. Acessar a plataforma da Evolucional (http://simulados.evolucional.com.br/entrar) fazer o login com o email institucioanal  e a senha (a do primeiro acesso será lato2019).
  2. Selecionar a(s) unidade(s) que trabalha(m), para analisar de maneira especializada as dificuldades de cada realidade.
  3. Na área de resultados, conhecer as médias gerais de cada área de conhecimento e interpretar os gráficos de dispersão de nota e desempenho.
  4. Na aba “Provas e Resoluções”, analisar as questões da sua área, examinando a comparação da porcentagem de acerto dos alunos, da unidade em questão versus a porcentagem geral de todos os alunos que realizaram o simulado.
  5. Ainda na aba “Provas e Resoluções”, averiguar a estatísca por alternativas para entender o(s) motivo(s) do desvio de resposta.
  6. No link “detalhes”, acima da questão, é possível verificar tópico, habilidade e competência trabalhados pela questão, para, assim, relacionar com prováveis motivos de erros ou distratores.
  7. Avaliar a significância das resoluções em vídeo e texto, para possível utilização em sala de aula com os alunos.
  8. Na aba “Análise de questões”, é possível verificar, por disciplina, o rendimento dos alunos em porcentagem e, na coluna “diferença”, sinalizado nos tons de rosa/vermelho, identificar as questões que tiveram um aproveitamento inferior às demais escolas participantes.
  9. Na aba “Pontos fortes e a melhorar”, temos o detalhamento por competência e habilidade, e a quantidade de alunos que ficaram acima ou abaixo da média esperada em determinadas questões, e, havendo, portanto, a necessidade de reforçar determinados conteúdos.

Após navegar pelas áreas da Plataforma e entender suas ferramentas e possibilidades, responda:

  1. Os resultados obtidos no simulado correspondem à sua percepção em relação ao desempenho dos estudantes da(s) turma(s) da unidade analisada? Comente sua resposta.
  2. Reflita sobre as habilidades e/ou competências não atingidas, mas que estão relacionadas a um conteúdo já trabalhado e avaliado pela escola. Qual a importância do desenvolvimento dessas habilidades e como podemos retomar esse rendimento?
  3. Preencha, no quadro abaixo, possíveis razões (conteúdo não trabalhado ainda, abordagem muito distante do que é feito em sala de aula, nível muito alto e/ou específico de análise) para os resultados dos estudantes em cada uma das questões que não atigiram o rendimento esperado e relacione que estratégias podem ser implementadas para a melhoria do desempenho dos  alunos.

ÁREA DE CONHECIMENTO:__Exatas_________________________

DISCIPLINA:___Física_____________________________________

PROFESSOR:___Paulo Roberto______________________________

UNIDADE ANALISADA:_____________________________________

QUESTÃO

PORCENTAGEM DE ERRO

RAZÃO/MOTIVOS

ESTRÁTEGIAS/SUGESTÕES

OBSERVAÇÕES

111

13,5%

Falta de atenção ou esquecimento, esse modelo de questão é muito similar as trabalhadas no livro didático usado pela escola.

Revisão e aprofundamento.

Assunto ministrado no segundo ano do médio. Os alunos possivelmente não lembravam, pois o assunto ainda não foi revisto.

120

23,4%

Assunto ainda não foi visto.

---------------

Magnetismo está sendo abordado na terceira etapa.

OBSERVAÇÕES GERAIS:______________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (79.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com