TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Probabilidade e estatísticas

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

O tema do texto fala a respeito dos maus hábitos empregado e aplicados na linguagem, isso fica claro quando o aturo diz “Falar muito não significa ter muito a dizer” e “os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no judiciário“ , nesses trechos ficam claro que a ideia principal do autor e fazer uma severa crítica a forma com que os processos são julgados pelo judiciário, e os compara ao discurso de Abraham Lincoln de apenas dois minutos e considerada a maior peça de oratória de todos os tempos, pois além do pouco tempo de discurso o mesmo foi objetivo e sucinto .

Já os processos e discursos do judiciário são longos e lentos, e nos traz a sensação de dúvidas e confusões pois parece que a ideia do judiciário e de confundir a cabeça do ouvinte e não explicar os fatos de forma explícita e sucinta, o autor deixa isso claro quando diz “nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados de defesa, alteram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino”. Realmente essa e a sensação que temos ao vermos certos julgamentos no judiciário.

Portanto a ideia principal do texto além das críticas e deixar claro o quanto seria benéfico para a sociedade se os processos, discursos, e julgamentos do judiciário fossem feitos de forma mais rápida e clara sem aqueles grandes discursos que nos deixam com mais dúvidas do que com respostas, o autor também fala sobre esses benefícios no seguinte trecho” seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial. ”

O primeiro trecho exige do leitor pelo menos um pouco de conhecimentos enciclopédico ou conhecimento de mundo, que e o tipo de conhecimento que trata nosso embasamento cultural , conhecimento adquirido com nosso cotidiano ,  experiências, Leituras e etc. pois para o leitor realmente crer no que está escrito o mesmo tem que ter um conhecimento mínimo que seja a respeito do assunto abordado, que no caso e  sobre pronunciamento do Abraham Lincoln considerado uma das maiores oratórias da história .

Já no segundo trecho o conhecimento exigido e o conhecimento textual que diz respeito ao conhecimentos dos tipos de textos existentes, de suas estruturas e domínios discursivos .  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com