TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Técnica da Técnica

Por:   •  10/11/2020  •  Resenha  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE GERAL

Começa com análise top down, sendo a análise de setores que se beneficiam do cenário atual da economia, quais se beneficiam mais ou menos do crescimento maior ou menor PIB, taxa de juros, inflação, a performance do câmbio, depois dentro dessa análise a gente acaba olhando indústrias e empresas que acabam se beneficiando desse cenário, olhando os números das empresas olhando projeções, estimativas para essas empresas baseado nas estratégias que os administradores das empresas estão tomando a performance atual das empresas. Importante entender as expectativas do mercado para as empresas analisadas, observando o valuation, entender o que os investidores esperam em termos de números da empresa e se ela está conseguindo ou não atender as expectativas.

Valor da firma, soma o valor de mercado e sua divida liquida.

P/L, um dos mais usados por analistas.

ROE, informa os lucros para os acionistas.

Alavancagem EBITDA, Informa a capacidade da empresa de honrar suas dívidas.

[pic 1] [pic 2]

[pic 3]        Análise horizontal, evolução de ativos e passivos (estudar a evolução dos balanços e resultados (e dos concorrentes))

Análise vertical, relação entre dois campos do balanço (Lucro Líquido/Receita Liquida)

Usar indicadores fundamentalista ((P/L) ou/e (VPA) = valor contábil de uma empresa)

Análise setorial das empresas, Acontecimentos no setor, opinião dos especialistas de mercado financeiro, setor e economia

Normalmente quando uma empresa divulga um grande lucro as ações tendem a cair no começo, quando tem perda grande as ações sobem no pregão seguinte, isso porque os especialista e investidores mais experientes já tinham informações e compraram ou venderam muito antes (cuidado com notícias).

[pic 4]

Huistorico de gestão, seus controladores e maiores acionistas.

Analise qualitativa e quantitativa do negocio, entender se da lucro, tamanho da divida, qual o negocio que ela trabalha, quem são os diretores, situação econômica da empresa e seu setor de atuação,

VPA, VALOR PATRIMONIAL POR AÇÃO, o valor da acao de acordo com seu patrimônio liquido.[pic 5]

MARGEM LÍQUIDA, quantidade da receita (tudo que entra na empresa) que vira lucro liquido (receita já descontado todas as despesas), dá para compara entre empresas do mesmo seguimento.

RPL ou ROE, RENTABILIDADE SOBRE PATRIMÔNIO LÍQUIDO, geração de lucro em relação ao seu patrimônio líquido, (dá para usar para avaliar eficiência entre empresas de seguimentos diferentes).

LPA, LUCRO POR AÇÃO, geração de lucro anual da empresa e o total de ações da empresa no mercado, levando ao valor por ação.

P/L, RELACAO PREÇO/LUCRO, leva em consideração o tempo de retorno do valor investido, considera o valor atual da ação ao seu lucro, analisando isso dá para estimar quanto tempo levaria para ser remunerado com o valor gasto comprando a ação. (de 5 para cima).

PSR, RELAÇÃO PREÇO DE VENDA, leva em consideração a geração de receita, cotação atual da acao em relação a geração de receita anual, (ideal = 1) mais de 3 está cara, podendo ter bolha.

INDICADORES DE BALANÇO mostra se é uma empresa boa para se comprar e os de MERCADO se o preço atual e justo, bom ou se está cara.

Análise técnica

A análise técnica é baseada nos gráficos e o mais utilizado é o candlestick. São esses gráficos que mostram o início e fim de um ciclo, tendência ou movimento do mercado. Além disso, os entusiastas desse tipo de análise defendem que o mercado é cíclico e comportamentos vistos antes no gráfico voltam com o passar do tempo. Com base nisso, esse tipo de análise fornece o ponto de entrada, conhecido como stop gain, preço alvo e ponto de saída, conhecido como stop loss.

Por fim, esse tipo de análise é indicado para operações rápidas como o day trade.

Análise Fundamentalista
• Conceito;

A análise fundamentalista é baseada em dados de determinado setor ou empresa e tem uma base mais qualitativa e quantitativa de indicadores que reflitam o cenário atual desse negócio, ou seja, enfatiza principalmente os indicadores de desempenho da empresa, sua estratégia de negócios, mercado em que se insere, política de dividendos, eficiência administrativa e solidez financeira. O objetivo da análise fundamentalista é descobrir, entre as alternativas existentes no mercado, as ações com melhores perspectivas em termos de valorização e de pagamento de dividendos e, após sua seleção, qual o momento oportuno para compra.
• Formação do preço justo de uma ação;

O preço justo é o valor intrínseco de um ativo. Obviamente, este valor é uma opinião de quem está o avaliando. Muitas vezes este preço justo é consideravelmente maior ou menor do valor pelo qual o ativo é negociado. São nessas ocasiões, então, que surgem as oportunidades de comprar e vender ativos.

O preço justo é determinado principalmente através das técnicas de valuation.

As formas mais comuns de valuation são:

  • Valuation por múltiplos
  • Valuation por fluxo de caixa descontado

Valuation por múltiplos

Este tipo de valuation é feito através dos indicadores de mercado da empresas.

Tais como a relação preço / lucro da ação. A partir do momento que o investidor detém esses indicadores, ele pode comparar com empresas similares. Ou ainda comparar com o histórico de indicadores da própria empresa. Se esses indicadores estiveram mais atrativos em relação à média histórica e em relação ao de empresas similares, isto pode sinalizar uma oportunidade compra.

Valuation por fluxo de caixa descontado

Este é o modelo mais formal e consagrado de valuation.

Através dele é estimada toda a expectativa de fluxo de caixa futuro da empresa.

Este fluxo de caixa é, então, colocado em valor presente através do uso de uma taxa de desconto.

O investidor deve ter muita diligência ao estimar o crescimento do fluxo de caixa da empresa. Principalmente na perpetuidadade.

Além disso, é importante o uso de uma taxa de desconto adequada ao risco do negócio. Esse modelo é muito sensível a oscilações nas variáveis. No entanto, quanto utilizado por profissionais experientes e capacitados costuma apresentar bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (692.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com