TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Equilíbrio de Desenvolvimento Entre Mesorregiões

Por:   •  31/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina HO-341 – Métodos quantitativos

1º semestre/2016

Ellen Machado Rodrigues

14/04/2016

Análise de Equilíbrio de desenvolvimento entre mesorregiões

Realizou-se análise do “equilíbrio de desenvolvimento” em perspectiva comparada de duas mesorregiões brasileiras, a saber, “Metropolitana de Recife” e “Metropolitana de Curitiba”. Para tanto, foram adotados cinco indicadores: 1) Proporção de empregados com carteira assinada, 2) proporção de homicídios como causa de morte entre jovens (faixa etária entre 15 e 29 anos), 3) índice de pobreza, 4) proporção de pessoas em áreas isoladas e 5) índice de nível de vida. Os resultados da análise estão apresentados no gráfico de tipo radar abaixoi.

Observa-se que a mesorregião metropolitana de Recife apresenta valores dos indicadores abaixo daqueles para a mesorregião metropolitana de Curitiba, exceto pela proporção de homicídios entre jovens, que é aproximadamente a mesma para ambas com razão de aproximadamente 0,89. É interessante notar que a assimetria entre os índice de nível de vida é bastante acentuada, sendo mais elevado para a mesorregião metropolitana de Curitiba com razão de 0,91. Para ambas a proporção de pessoas em áreas isoladas é acentuadamente baixa, particularmente a mesorregião metropolitana de Curitiba que apresenta razão calculada próxima de zero.

Correlação entre indicadores selecionados para mesorregiões do Brasil

Ao correlacionarem-se os indicadores 1) Proporção de empregados com carteira assinada, 2) proporção de homicídios como causa de morte entre jovens (faixa etária entre 15 e 29 anos), 3) índice de pobreza, 4) proporção de pessoas em áreas isoladas e 5) índice de nível de vida para todas as mesorregiões brasileiras, se observa correlação positiva forte entre os indicadores proporção de empregados com carteira assinada e pobreza e índice de nível de vida e entre este último e pobreza. Por outro lado, se observa correlação negativa forte entre os indicadores proporção de pessoas em áreas isoladas e pobreza ou proporção de empregados com carteira assinada ou índice de nível de vida. Não se observou correlação relevante entre os indicadores proporção de homicídios como causa de morte entre jovens e pobreza ou índice de nível de vida ou proporção de empregados com carteira assinada. Os valores encontrados para cada uma das correlações pode ser verificado na tabela abaixo. Na sequência, são apresentados gráficos de dispersão e mapa.

 

carteira assinada

homicidios entre homens jovens

Pobreza

isolamento territorial

INIVI

carteira assinada

1

homicidios entre homens jovens

0,048

1

Pobreza

0,915

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com