TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de processo logístico

Ensaio: O conceito de processo logístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Ensaio  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Conforme é notório em acontecimentos históricos, a Logística tem papel fundamental em grandes empreendimentos, mas somente há poucos anos as organizações começaram a dar real importância a este processo facilitador.

A Logística é o processo de gerenciar estratégicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados – e os fluxos de informações correlatas – através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

Questão 01: Quais os principais benefícios que a integração dos processos trouxe para as empresas?

Usando o processo de Logística, as empresas obtém uma vantagem competitiva, isto significa uma supremacia duradoura em relação a concorrência, obtendo a preferência dos clientes. O cliente tem acesso a estas empresas como às suas concorrentes, o diferencial que estas empresas oferecem são a responsabilidadde e o fator de sustentação.

Podemos exemplificar que o sucesso está em se ter a vantagem de custo e/ou a vantagem de valor, isto é: obter lucro, com menor custo e maior produtividade, ou a vantagem perceptível de valor.

Quando estas empresas, por sua produção consegue uma economia de escala, ela obtêm uma maior diluição de seus custos fixos, significando uma redução no custo unitário de produção. Em Marketing se diz que “os clientes não compram produtos, compram satisfação”, isto quer dizer que, não se compra o produto pelo que ele é, mas pela promessa do que lhes “proporcionará”. Os benefícios podem ser intangíveis, tais como reputação ou imagem, e o desempenho oferecido pode ser melhor que o concorrente.

O serviço é um instrumento poderoso na hora de adicionar valor, pois cada vez mais as pessoas optam por ter: entrega diferenciada, embalagem exclusiva, serviço pós-venda, assistência técnica adicional, etc...

Questão 02: Cite e comente as estratégias de logística utilizadas pelas empresas e como cada uma das estratégias agregou valor a cadeia produtiva.

A empresa Perdigão elevou a Logística acima de sua linha de prioridades estratégicas visando conquistar uma maior parcela do mercado em que atua, desta forma criou um projeto onde envolveu toda a estrutura da empresa.

Hoje, uma empresa deve obter seu ganho máximo no início do ciclo de vida do produto, sendo sempre que possível referencial de sua área, apresentando constante inovação, mantendo-se à frente de seus concorrentes. Com a otimização de sua malha logística a Perdigão procurou segmentar o seu mercado, passando a atender o cliente de maneira diferenciada, agregando valor ao produto, pois, além de reduzir o custo financeiro, a redução do giro de estoques significa a redução de perdas.

A fabricante de bicicletas Caloi buscou aplicar novos conceitos e práticas para a melhoria da gestão de demanda e de entrega de seus produtos e também visando aumentar a eficiência no fluxo de materiais e a acuracidade nos estoques, para isso criou um departamento que controla toda a movimentação dos materiais (Denominado QG de Materiais), onde foi implementado melhorias físicas nas duas unidades industriais da empresa, uma em São Paulo, escolhida por estar perto das grandes regiões metropolitanas e também dos grandes centros de distribuição dos seus principais clientes.

As atividades da cadeia produtiva dão suporte às funções integradoras, que atravessam de maneira discreta as várias atividades primárias dentro da empresa, tando a vantagem em produtividade, como a vantagem em valor, podem ser auxiliadas pelo gerenciamento logístico, com melhor utilização da capacidade de produção, integração com fornecedores e clientes em nível de planejamento.

A empresa Ericsson buscou estabelecer e trabalhar a qualidade da informação através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com