TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações dos conceitos de controle estatistico de processo (CEP)

Pesquisas Acadêmicas: Aplicações dos conceitos de controle estatistico de processo (CEP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. INTRODUÇÃO 1

2. ESTATÍSTICA 2

3. APLICAÇÕES DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO (CEP) 3

4. CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA 4

5. ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS 5

Digite o título do capítulo (nível 3) 6

1. INTRODUÇÃO

A sociedade muda constantemente, com isso é impossível determinar o momento exato de quando essa mudança acontece. Em qualquer análise quer seja no âmbito interno de uma empresa, ou ate mesmo fora dela, onde o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, sob o risco de conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa.

Os números índices são medidas estatísticas usadas por gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si, obtendo um quadro simples e resumido das mudanças significativas.

É possível estabelecer comparações entre as variações ocorridas ao longo do tempo, principalmente quando a moeda sofre desvalorização constante, quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças continua nos hábitos dos consumidores, fazendo com que haja mudanças qualitativa e quantitativa na composição da produção.

Não nos comunicamos apenas pela escrita, o conjunto de fatos fala muito sobre a forma de um povo, sua cultura e tradições, mostrando seus aspectos, sua forma de ver o mundo e de se aproximar dele. É nessa hora que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade.

Quando se aborda a estatística é normal pensar que tudo se resume em tabelas de números, mas ela não se limita apenas em compilar tabelas de dados e ilustrar gráficos, a estatística é um dos recursos mais antigos, já era usada na antiguidade de vários povos como método de registro do numero de habitantes, nascimentos, óbitos, além de estimativas de riquezas, já na idade média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributarias ou bélicas.

Com o decorrer do tempo as tabelas se tornaram mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades e com isso a estatística deixou de ser simples catalogação de números coletivos para se tornar estudo de como chegar a conclusões sobre o todo.

2. ESTATÍSTICA

A estatística passou a ser utilizada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, tornou-se um segmento da matemática aplicada surgida nas questões de estado e governo.

O nome Estatístico é originário do termo latino status. Situações ocasionais como número de habitantes, quantidade de óbitos e nascimentos, números de produção e quantidade de riquezas formaram os primórdios que deram início ao pensamento estatístico. (JUNIOR, 2001, p. 36).

Para Inesul (2007), a utilização da estatística já remota há quatro mil anos antes de Cristo, quando era utilizada por povos guerreiros na conquista de territórios, a própria Bíblia nos descreve isso.

Para Ramos (2007), os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. É reconhecida como um campo da ciência em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.

O que modernamente se conhece como estatística, "é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações”. (ENCE, 2011, s/p).

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano.

Com o desenvolvimento da própria estatística foi possível obter dados e analisá-los de forma mais eficaz, permitindo assim, o controle e o estudo adequando de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e fornecer métodos e técnicas para trabalhar racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção, censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social.

Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.

A utilização da Estatística deve ser estudada por todo e qualquer profissional que queira ter lugar no mercado de trabalho para que tenha em suas características profissionais a capacidade de lidar com suas realidades.

3. APLICAÇÕES DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO (CEP)

O objetivo é realizar o estudo na indústria de fundição, localizada em Santa Catarina, aplicando e os métodos básicos de controle da estatística do processo (CEP). Com este tipo de processo podemos analisar a capacidade produtiva industrial, identificando particularidades, características de cada processo, melhorar o desempenho dos operadores e responsáveis pelo monitoramento.

Através destes estudos podemos utilizar alguns tipos de gráficos para o controle da indústria, sendo;

• Gráfico da amplitude móvel: é calculada a amplitude entre os subgrupos;

• Gráfico da média móvel exponencial ponderada: tem como objetivo monitorar a variação e a estabilidade do teor de pureza;

• Gráfico da soma: tem como objetivo mostrar a média de vários grupos racionais de observações sucessivas, controle de qualidade existente como não houvesse nenhum tipo de gráfico.

Com este tipo de trabalho podemos realizar analise estatísticas, e com os dados fornecidos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com