TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo jogos na educação

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  5.044 Palavras (21 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 21

USO DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL

                     

                                                                                                               

                                                                                              Autor:

 Profª Orientador:[1]

                

                        

                                

RESUMO

As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano, em especial da criança, desde o início da humanidade, porém durante muito tempo foram vistas como algo sem importância onde era utilizada apenas para uma distração no dia-dia das crianças sem nenhum tipo de informação, cultura e pedagogia utilizada durante as atividades lúdicas. Porém com o passar do tempo e vários estudos na área pedagógica, percebeu-se que dentro da brincadeira infantil existe formas de incentivar o conhecimento e a criatividade da criança aumentando assim a sua percepção do mundo. Sendo assim a ludicidade é um assunto que tem conquistado espaço nos mais diversos setores da sociedade porque é vista como algo importante no processo do desenvolvimento humano. É no brincar que a criança relaciona as coisas umas com as outras, e ao relacioná-las é que elas constroem o conhecimento, o qual é adquirido pela criação de relações e não por exposição a fatos e conceitos isolados, e é através da atividade lúdica que as crianças criam, imitam, têm o poder, esquecendo assim o distanciamento entre elas e os adultos e assim vão construindo sua inteligência e o próprio amadurecimento social.  Acredita-se que a ludicidade seja uma condição necessária para que o professor tenha maiores subsídios, a serem agregados na pratica pedagógica, por meio de atividades proposta que favoreça o crescimento individual e social do envolvido, no contexto da alfabetização.

Palavras chaves: Ludicidade. Conhecimento. Educação.

  1. INTRODUÇÃO

Percebe-se que o jogo tem uma grande importância na formação do ser humano, sendo um recurso ótimo para o professor, mas ele ainda é pouco utilizado nas escolas de maneira correta. É através do lúdico que a criança vive seu próprio corpo, se relaciona com o outro e o mundo ao seu redor e a utilização dos jogos na escola caracteriza-se como um recurso pedagógico riquíssimo na busca da valorização do movimento, das relações e da solidariedade. Segundo Vygostsky (1998, p.126). “É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva”.

Através da utilização dos jogos a criança encontra o equilíbrio entre o real e o imaginário e ocorre a oportunidade de desenvolvimento de maneira prazerosa, onde brincando, a criança descobre o mundo, integra-se com o meio em que vive, constrói o conhecimento, socializa-se. “Quanto mais à criança participar de atividades lúdicas, novas buscas de conhecimento se manifestam, seu aprender será sempre mais prazeroso.”

MALUF (2003, p.32). O jogo faz parte da vida do ser humano, o ato de jogar é tão antigo quanto à própria história do homem, é assim que convive com diversos sentimentos que fazem parte de sua realidade interior.

Com os jogos ela aprende a se conhecer melhor e aceitar a existência do outro, organizando as suas relações emocionais e também sociais. Quando joga, a criança entra no mundo imaginário. Ela se relaciona, experimenta, investiga e amplia seus conhecimentos sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor onde ela é simbolicamente o autor, o ator e de certa maneira o expectador dessas representações, ou seja, o jogo lhe dá uma nova visão para compreender melhor os fatos.

Para Maluf (2003, p.95): “A criança também encontra nas brincadeiras equilíbrio entre o real e o imaginário, alimenta sua vida interior, descobre o mundo”.

Durante o jogo a criança interage com outros e convivem com diferentes sentimentos, emoções e aprende a lidar melhor com seus sentimentos. É através do jogo que ela desenvolve a criatividade, a espontaneidade, a inteligência, a linguagem, a coordenação, o controle sobre si mesma, a autoconfiança e se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ele se integrando, adaptando-se as condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com seus semelhantes e conviver como um ser social. 

Os jogos são recursos que devem ser utilizados na escola para ajudar a criança a aprender brincando, para tanto, é preciso adequá-los verificando se o ambiente é propício a sua aplicação e se estão de acordo com objetivos propostos no estudo. É por meio do jogo, que a criança utiliza sua linguagem própria, não se preocupando em mostrar seu conhecimento, mas defendendo seu ponto de vista, desta forma, ela está se tornando mais autônoma e participativa. 

Segundo Santos (2000, p. 56): “Através das atividades lúdicas a criança assimila valores, adquire comportamentos, desenvolve diversas áreas de conhecimentos, exercita-se fisicamente e aprimora habilidades motoras”.

  1. O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO
  1.         A ludicidade no desenvolvimento da criança

A criança desenvolve seu raciocínio, sua agilidade de ação, através do jogo, quanto maior for o espaço propiciado para esta atividade, mais ela poderá se desenvolver. Ao brincar, fantasiar, sonhar, a criança revela ter aceitado o desafio do crescimento, a possibilidade de errar, de tentar, arriscar. O jogo tem que fazer parte do projeto pedagógico como uma forma de trabalho e não apenas como uma atividade, pois o professor não pode esquecer que a criança trabalha quando joga e joga quando trabalha. 

A escola precisa ser um lugar mais prazeroso, onde o jogo, a brincadeira e o brinquedo possam ser valorizados, para isso basta deixarmos de lado qualquer preconceito e voltarmos nosso olhar para as crianças tornando A escola um espaço de vida, de crescimento e de desenvolvimento. Ela deve ser a preparação para a vida no sentido de formar atitudes e de dotar a criança de recursos que possibilitem resolver os problemas reais que a vida lhe colocará, deve ser preparação para vida no sentido de lidar com problemas reais, desde o início do aprendizado escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com