TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança em Centro de Estética.

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Superior de Tec. em Estética e Imagem Pessoal  

Disciplina: Biossegurança em Centro de Estética.

                 Profª.: Silvia P. Ribeiro Albanesi

                                                                           Carla Gonçalves Corrêa

                                                                                 ead0740946401


Sumário:

  1. Introdução  ..............................................................................................3
  2. Equipamento de Proteção Individual......................................................4
  3. Doenças Infecto-Contagiosas .................................................................5
  4. Doenças Infecto-Contagiosas  ................................................................6
  5. Conclusão ............................................................................................7
  6. Referências ..........................................................................................8.

Introdução:

Desenvolver uma produção textual resumindo quais os principais equipamentos de proteção individual e suas funções

na proteção do profissional. Além disso, descrever a importância da utilização desses equipamentos e quais as principais doenças infectocontagiosas que podem ser transmitidas para o profissional caso não siga as normas de biossegurança.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

O profissional da estética, ao realizar qualquer procedimento estético, está exposto à uma variedade de microorganismos, que podem ser causadores de doenças infecto-contagiosas.

É de fundamental importância para o profissional adotar medidas de biossegurança, dentre elas, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI's), os quais incluem:

Luvas: Servem como barreira mecânica para as mãos, sendo consideradas como uma "segunda pele". Tanto para o profissional quanto para o cliente, sempre que houver a possibilidade de contato com sangue, secreções, mucosas e tecidos, devendo ser trocadas a cada cliente.

 Avental: São usados para fornecer uma barreira de proteção e reduzir a oportunidade de transmissão de microorganismos. Previnem a contaminação das roupas do profissional, protegendo a pele da exposição a fluídos como sangue, exsudatos e secreções orgânicas.

Gorro: Oferece uma barreira mecânica para a possibilidade de contaminação dos cabelos, através de secreções que possam "espirrar", além de evitar que microorganismos possam colonizar os cabelos do profissional. É uma medida de segurança e de higiene, o profissional quanto para o cliente deverá utilizá-lo. .

Máscara: Representa uma importante forma de proteção das mucosas da boca e do nariz, contra a ingestão ou inalação de microorganismos,  proteção das vias superiores contra os microorganismos presentes durante a fala, tosse ou espirro. Devem ser sempre utilizadas no atendimento de todos os clientes e são obrigatoriamente descartáveis.

Óculos de proteção: Representam uma barreira de proteção de transmissão de infecções,  proteção para os profissionais diante do risco de fluídos contaminados como sangue, exsudatos e secreções. Devem ser usados também para evitar que sangue, exsudatos (como pus ou secreções como saliva), atinjam os olhos do profissional durante o atendimento.

Principais Doenças Infecto-Contagiosas

As principais doenças infecto-contagiosas que podem representar riscos para o profissional de estética na são:  

Herpes Simples: É uma doença infecto-contagiosa ocasionada por um vírus denominado vírus do herpes simples (HSV), e que se divide em dois tipos: o HSV-I e o HSV-II.. Fatores como estresse emocional, baixa de resistência, exposição ao sol, frio intenso, podem reativar o vírus que retorna à superfície do epitélio.

Hepatite B: É uma infecção causada pelo vírus HBV, que provoca lesões degenerativas ou inflamatórias no fígado. Pode se apresentar em intensidades variáveis, desde um quadro clínico agudo (de evolução rápida) e benigno, até um quadro grave e fatal, ou ainda evoluindo para hepatopatias crônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com