TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS BASICOS

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Linha de Montagem

O fator balanceamento é o estopim para que uma linha de montagem funcione adequadamente. Sendo assim, subdivide-se em oito estações de montagem que possam funcionar com tempos iguais, do contrário, a linha causará interrupções, gargalos e atrasos.

Um exemplo para se planejar a montagem de um novo produto, precisamos planejar a linha. Para isso, precisamos levar em consideração alguns requisitos, como:

  • Tempo total de montagem = 60 minutos.
  • Programa diário de produção = 300 unidades.
  • Jornada líquida de trabalho = 450 minutos.

(Valores listados acima são fictícios)

Cálculo do número de montadores necessários

Para fazer o cálculo de montadores necessários, é preciso multiplicar o Tempo total de montagem e produção diária, feito a multiplicação basta dividir pela Jornada de trabalho. Exemplo: ´´ Tempo de montagem X Produção diária / jornada de trabalho``, Andrade,2008, p.62.

Cálculo do tempo de balanceamento

Para calcular o tempo do balanceamento, basta dividir o tempo de montagem e o número de montadores que será obtido através do esquema mostrado acima.

Com todas essas informações, podemos sair do planejamento da linha de montagem para a execução do mesmo.

Segundo Andrade,2008, p.62 ‘’ O estudo de Tempo em Linhas de Montagem é mais complexo do que os estudos realizados em manufatura, todavia, basta um pouco de prática para que o analista torne-se apto a desenvolver padrões confiáveis.

Regras Fundamentais para um Eficiente Desempenho da Linha de Montagem

Cada material colocado durante a linha de Montagem, devem estar o mais próximo do funcionário, para que evitem o deslocamento desnecessário para alcança-los.

“Ferramentas manuais devem ser colocadas no mesmo modo”, Andrade, 2008, p.63.

A reposição de matérias-primas sempre devem ser controladas, utilizando assim, dois containers, quando um container se esvazia, logo será reposto em seu lugar.

Providências Complementares

Para elaborar uma folha de Montagem devem ser levados em consideração vários fatores, como:

  • Preparar um cronograma com todas as peças e ferramentas e suas localizações, evitando perca de tempo ao processo de Montagem.

‘’ Projetar o layout da Linha de Montagem. Se o espaço disponível for insuficiente em relação ao comprimento teórico da Linha, tente projetar um layout em forma de U’’, Andrade, 2008, p.64.

  • Providenciar treinamento para os montadores, facilitando assim inúmeras melhorias na produção, como: trabalho em equipe, qualidade no produto e aumento de produtividade.
  • Acompanhamento presencial durante o trabalho ao longo do dia, para detectar se houver algum tipo de problema durante o processo de Produção.

Causas Mais Comuns da Ineficiência em Linhas de Montagem

As causas mais comuns que a maior parte das empresas sofrem, ocorrem do mal planejamento ao iniciar um processo de produção, ocasionando assim, uma falta de matéria-prima, dispositivos que utilizam para a montagem sem funcionamento, peças de fornecedores com defeitos, enfim, vários outros problemas que ocorrem devido à falta de planejamento necessário.

Conclusão

Está claramente exposto nesse artigo, que a falta de Planejamento Estratégico, ou seja, um planejamento de longo prazo, para que as empresas possam se prevenir de problemas futuros e monetários, pois com o Planejamento, se tornam mais fáceis de administrar os bens financeiros da empresa e ordem no processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com