TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Confiabilidade

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

O início dos estudos na confiabilidade iniciou-se com o avanço da economia no momento em que houve um grande salto no consumo de produtos consumíveis e não-consumíveis. A concorrência entre as empresas buscando fabricar produtos confiáveis e que houvesse sempre a redução na probabilidade destes produtos apresentarem falhas resultou num crescimento de produtos confiáveis. Pois os prejuízos devido a estes produtos apresentarem falhas podem ser financeiros ou oferecer sérios riscos à segurança e a vida humana.

A definição de confiabilidade pode ser definida por Leemis (1995).

“A confiabilidade de um item corresponde a sua probabilidade de desempenhar adequadamente o seu propósito especificado, por um determinado período de tempo e sob condições ambientais predeterminadas.”

Define-se o objeto de estudo como item, este item pode ser o resultado de um conjunto de diversos componentes. Por exemplo um ventilador é um item formado por diversos componentes. Como também pode ser realizado um estudo de cada componente deste ventilador o resultado deste estudo será mais preciso no segundo estudo.

Também é necessário definir um padrão de desempenho que é qual deve ser desempenho adequado para este item. Todo o estudo de confiabilidade estará relacionado a este padrão.

Como visto anteriormente confiabilidade é a probabilidade de um determinado item apresentar falhas ao longo do tempo, portanto deve-se definir alguns parâmetros:

  1. Definir uma unidade de tempo para realizar as análises (segundos, horas, dias, etc).
  2. Para descrever o tempo até a falha de um item utilizar a variável aleatória T.
  3. O termo tempo não deve ser interpretado literalmente, como exemplo o número de ciclos e acionamentos podem ser utilizados para representar o tempo até a falha de um item.
  4. A confiabilidade de um item deve sempre ser associado ao período de tempo ou duração das análises.
  5. Para determinar a vida útil de um item deve-se sempre observar o conjunto de resultados que determinaram a falha deste item, por exemplo: o número de acionamentos, tempo de análise total, tempo que foi submetido aos testes e diversos outros fatores que podem ter contribuído para a falha.
  6. As condições ambientais em que o item pode ser usado. Por exemplo: diferentes temperaturas, umidade e etc.

Se houver uma boa classificação de qualidade em um item não significa que este item também apresenta boa confiabilidade, pois os conceitos de confiabilidade e qualidade se relacionam mas não são a mesma coisa, o estudo de confiabilidade está diretamente relacionado com o tempo. Diferentemente ocorre com estudo de qualidade que estuda o item de uma forma estática assim não é possível prever falhas que podem ocorrer ao longo do tempo. Mas uma boa classificação de confiabilidade de um item significa que este item também apresenta boa qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com