TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA

Por:   •  9/4/2017  •  Resenha  •  6.874 Palavras (28 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

DELEGAÇÃO DE MONTEPUEZ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA

CURSO DE ENSINO BÁSICO

Objectivos da cadeira

Ao terminar o estudo desta brochura você será capaz de:

  • Recolher, organizar, sumarizar e interpretar dados referentes a diversas variáveis atrvés de tabelas de distribuição de frequências, representação gráfica e medidas estatísticas;
  • Desenvolver capacidades de trabalhar em equipas realizando pesquisas de opinião que envolvam a definição da amostra, a elaboração de questionário, o processamento, a análise de dados e a elaboração de relatórios sobre os resultados.

 Breve Historial de Estatística

Etimologicamente, a palavra Estatística vem do latim STATUS, que significa ESTADO, uma vez que na antiguidade, tal como hoje, o Estado fazia levantamentos para obter informações sobre a população disponível para pagar impostos, a idade dos jovens para irem para a guerra, etc. Hoje a Estatística não só serve ao Estado, mas a todas as áreas. O político pode recorrer à Estatística para avaliar a possibilidade de vencer a eleição que se avizinha. O economista usa informação sobre a procura e a oferta de produtos, taxa de desemprego e outros, para calcular ou prever a inflação. Na saúde, dados de cidadãos são continuamente recolhidos e analisados e a partir deles evita-se o alastramento de epidemias.

TEMA: NOÇÃO DE ESTATÍSTICA, POPULAÇÃO, AMOSTRA E VARIÁEIS.

Denfinição: Estatística é uma ciência que se ocupa da recolha, organização e análise dados. Ela divide-se em duas pates, a saber:

  1. Estatística descritiva;
  2. Estatística indutiva (ou inferencial).

A estatística descritiva faz o resumo de dados, enquanto que a indutiva procura caracterizar a população a partir de resultados da amostra.

População ou universo

Chama-se população ao conjunto de elementos (indivíduos) ou fenómenos que apresentam pelo menos uma característica comum. Cada elemento da população chama-se unidade estatística.

Exemplo:

O conjunto dos eleitores de Moçambique, as contas bancárias de um banco,as motas que circulam na cidade de Montepuez, o Gado cabrino existente na província de Tete, etc.

Amostra

Chama-se amostra ao subconjunto (parte) da população.

O estudo das características da população é feito sobre amostra. Os resultados da amostra são depois usados para fazer estimativas sobre as características da população. Este processo é denominado de inferência estatística.

O sucesso do estudo baseado na amostra depende grandemente da escolha desta. Uma amostra mal escplhida pode conduzir a conclusões erradas. De modo geral, na escolha de uma amostra deve-se ter em conta os seguintes aspectos:

  1. Imparcialdade: todos os elementos da população têm a mesma oportunidade de fazer parte da amostra;

  1. Representatividade: a amostra deve conter quantitativamente todas as características da população;
  2. Tamanho: a amostra deve ser suficientemente grande de modo que as suas características se aproximem das características da população.

Em muitos estudos estatísticos usam-se amostras aleatórias.

Variável

Chama-se variável a característica que se pretende estudar.

No conjunto dos alunos de uma escola pode-se observar muitas variáveis como: altura, cor dos olhos, peso, sexo, a distância de casa à escola, o número de irmãos, nível de ensino etc.

As variáveis observadas podem ser qualitativas (atributos ou nomes) ouquantitativa (que indicam quantidade de alguma coisa).

Exemplo:

Das variáveis acima, são qualitativas; a cor dos olhos, nível de ensino e o sexo. São quantitativas; a altura, o peso, a distância de casa à escola e o número de irmãos.

As variáeis qualitativas podem estar numa escala nominal (se não é possível ordenar as diversas modalidades) ou ordinal(se há uma possibilidade de ordenamento das diversas modalidades que a variável toma).

No exemplo imediatamente anterior, são variáveis qualitativas nominais; a cor dos olhos e o sexo. O nível de ensino é uma variável qualitativa ordinal.

As variáeis qualitativas classificam-se em contínuas ou discretas.

Uma variável diz-se quantitatia contínua quando pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo considerado.

Exemplo: peso, altura, nota do teste, distância, etc.

Uma variável diz-se quantitatia discreta quando só assume alguns valores dentro de um intervalo considerado.

Exemplo:  número de irmãos, o número de alunos numa turma, idade, etc.

Esquema dos tipos de variável

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

        [pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

TAREFAS

  1. Indique duas variáveis que sejam:
  1. Quantitativas;
  2. Qualitativas;
  3. Quantitativas discretas;
  4. Quantitativas contínuas;
  5. Qualitativas nominais;
  6. Qualitativas ordinais.

  1. Classifique cada uma das seguintes variáveis
  1. Velocidade de um automóvel;
  2. Marca de sumo

  1. Um pesquisador pretende saber as atitudes dos estudantes das universidades de Moçambique em relação a suas experiências pré-matrimonias, para o efeito inquiriu 15 estudantes da Unilúrio, 15 da Unizambeze, 16 da UCM, 14 da Politécnica, 10 da UEM e 15 da UP.
  1. Qual é neste caso a população?
  2. Qual é a amostra?
  3. Indique e classifique a variável estatística.
  1. Pretende-se fazer um estudo sobre o número de membros do agregado familiar, numa cidade. Para isso, efectuou-se um inquérito ao qual responderam 30 famílias.

Os resultados foram:

2  3  2  4  5  5  6  5  3  2  1  2  3  4  5  8  7  9  7  6  8  7  5  4  4  5  6  6  7  8.

Em relação ao referido estudo, faça corresponder por meio de setas cada elemento do grupo A com um só elemento do grupo B.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (3.3 Mb)   docx (3.2 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com