TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA LÍNGUA PORTUGUESA I

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

LÍNGUA PORTUGUESA I

Proposta dos filmes: O enigma das cartas, Alice no país das maravilhas e Ponto de mutação

Thamires S. Almeida

Divina Pinto Paiva

Goiânia, 2019

Semelhança entre tais filmes no olhar da Psicologia

Thamires S. Almeida

Pontifícia Universidade católica de goiás

A finalidade do trabalho é identificar entre os filmes: “Ponto de mutação, O enigma das cartas e Alice no país das maravilhas” o que se assemelha entre eles no olhar da psicologia. Tal atividade com o valor de 4,0 pontos na disciplina de Língua Portuguesa I ministrada pela professora Divina Paiva.

Goiânia, 2019

Resumo

O trabalho subsequente teve como objetivo de assistir e transcrever três filmes, que foram: Alice no país das maravilhas, Ponto de mutação e O enigma das cartas. Posteriormente elaborar e comparar a semelhança entre eles detalhadamente. Teve como desafio compreender o que cada filme propõe em relação a psicologia e ao comportamento humano.

Palavras-chave: Semelhança; filme; comparar; psicologia.

Semelhança entre tais filmes no olhar da Psicologia

O filme Enigma das cartas trata-se da diferenciação entre o paradigma patológico (que seria o olhar para a doença com apenas medidas registradas) e holístico (perceber a totalidade do sujeito, onde é necessário fazer contato com o cliente). Para o processo terapêutico é fundamental fazer contato com o cliente. O mais importante é considerar, além de tudo,  a peculiaridade, os mecanismos psíquicos que têm funções coadjuvantes  e que influenciam em nossa vida como um todo.

O filme: Alice no país das maravilhas, retrata a vida de uma menina de 19 anos que vive inúmeras aventuras e constantemente decifra o enigma dos seus sonhos, em uma dessas aventuras Alice precisava da chave para abrir uma porta (a qual ajudaria a construir sua história), no momento que ela abre tal porta de depara com várias situações, onde só ela poderia resolver e enfrentar sozinha, podendo decidir o que realmente seria melhor para ela mesma.

No filme: Ponto de mutação, descreve a história de 3 personagens, uma cientista, um poeta e um político. O filme discorre sobre eles discutindo em relação à física quântica, ecologia e outros temas. Exploram associações sistemáticas com o mundo em relação ao ambiente ecológico. É retratado uma concepção totalmente diferente comparado aos outros filmes aqui citados, nele é esboçado a idéia de uma nova percepção científica denominada de Teoria dos Sistemas. É feito uma visão holística, onde se tem uma conexão entre a vida e os matérias, na qual o mundo com seja analisado como processos integrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com