TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  29/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.385 Palavras (18 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

CURSO DE PSICOLOGIA

PROFESSORA: RAQUEL COELHO

MARIA EDUARDA MORAIS GURJÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I E II

                                               

FORTALEZA

2016

MARIA EDUARDA MORAIS GURJÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I E II

Relatório de Estágio I e II apresentado como requisito para a disciplina de Estágio na ênfase em Processos Psicossociais e Construção da Realidade, supervisionado pela Professora Raquel Nascimento Coelho, do curso de Psicologia, da Universidade Federal do Ceará.

FORTALEZA

2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem faz parte da atividade obrigatória de estágio curricular na ênfase em Processos Psicossociais e Construção da Realidade, sendo um dos requisitos para avaliação das atividades desenvolvidas fora do campus universitário pelos alunos de graduação em Psicologia que optaram pela referida ênfase, constituindo-se como requisito indispensável para conclusão da graduação.

O objetivo deste relatório é fazer uma caracterização da empresa que recebeu a estagiária durante o período de agosto de 2014 até janeiro de 2016, ressaltando aspectos como a cultura da empresa, organograma do setor de Gestão de Pessoas e descrição das atividades realizadas pelo referido setor.

Ademais, faz-se uma descrição das atividades desenvolvidas pela aluna, tanto no Estágio I quanto no Estágio II, relacionando-as com o que foi aprendido durante as aulas e articulando com a bibliografia estudada.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa em que os estágios foram desenvolvidos é a Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV). Trata-se de uma empresa multinacional do ramo de produção e distribuição de bebidas, especialmente de cervejas e refrigerantes. No site da empresa, pode-se encontrar um pouco de sua história, além de ter contato com alguns dados que denotam a magnitude de suas operações.

De forma geral, a AMBEV nasceu da fusão entre duas cervejarias, a Antarctica e a Brahma no ano de 1999. Atualmente, a companhia tem no portfólio 30 marcas de bebidas que são produzidas em 32 fábricas e 2 maltarias em todo o Brasil e distribuídas em mais de 100 centros de distribuição direta. Assim, a AMBEV não atua apenas no Brasil, apesar de ter começado no país, e tem operações de produção e distribuição em 17 países. A AMBEV atualmente faz parte de uma companhia maior, fundada pelos mesmos donos através de um processo de fusão com duas das maiores cervejarias do mundo: a belga Anheuser Busch que era produtora da marca Stella Artois e da americana Interbrew produtora da marca Budweiser. Juntas, as três formaram a ABI INBEV (Anheuser Busch Inbev S.A) que é o maior grupo cervejeiro do mundo. A cultura da empresa é vista como o que se tem de mais valor e dissemina para todos os funcionários a busca por excelência, qualidade, melhoria contínua bem como baseia sua estrutura de remuneração na meritocracia.

O interesse em fazer parte por um período de uma companhia deste porte se deu baseado no entendimento de que, por se tratar de uma organização mais estruturada, a área de Gestão de Pessoas teria mais definidas as suas atividades, possibilitando assim um aprendizado maior. Esta escolha se deu também pela observação da aluna de que, em muitas empresas de menor porte, a atuação dos profissionais de Gestão de Pessoas, especialmente da Psicologia, é menosprezada ou subestimada e a estes profissionais muitas vezes são designados serviços que não condizem com a sua formação ou com o papel do psicólogo organizacional e do trabalho nas organizações.

Para Zanelli (1995) o trabalho do psicólogo na organização implica em compreender as relações que se inserem no contexto organizacional, cabendo ao psicólogo “saber como definir o seu papel naquele contexto específico, propondo intervenções metodologicamente consistentes e ciente de suas finalidades e consequências” (p.11). Assim, o interesse pela AMBEV se deu pelo conhecimento de que a organização reconhece e valoriza os seus 34 mil funcionários no Brasil, fato que já foi motivo de diversos prêmios na área. Ao pesquisar, tive contato com os programas especiais de recrutamento de talentos através dos quais foi possível observar que a companhia valoriza os planos de carreira. Além disso, o treinamento é outra porta que está sempre aberta na organização, visto que na sede de São Paulo existe a Universidade Ambev que oferece anualmente 64 programas de treinamento e mais de mil cursos, entre presenciais e online.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO I

Posso afirmar que a primeira atividade desenvolvida no Estágio I foi o reconhecimento da estrutura organizacional da Companhia, tanto no que se refere à estrutura geral, quanto especificamente da área de Gestão de Pessoas que é denominada de Gente e Gestão. Ressalto que foi muito importante conhecer como a hierarquia funciona já na primeira semana, visto que apesar de ser uma organização que se diz colaborativa e com reconhecimento para todos os que executam bem o seu trabalho, algumas atividades estão estabelecidas de forma rigorosa e há pouco espaço para criar e flexibilizar o trabalho e as relações de trabalho quando é necessário. Assim, todo os estagiários de todas as áreas passaram uma semana tendo encontros com os gerentes para entender o que cada um faz, quais são seus papeis e responsabilidades e, especialmente, como tudo se integra em uma fábrica que é muito dinâmica.

Nesta semana, tivemos um encontro com a Gerente de Gestão de Pessoas da Fábrica e pudemos entender como funciona a estrutura. Assim, ficou claro que existem nas fábricas diversos setores incluindo o setor de Gente e Gestão. A cada grupo de seis fábrica, é criada uma Regional com um núcleo de pessoas ditas especialistas em cada um desses setores presentes nas fábricas para auxilia-los, controlar os indicadores, desenvolver programas e estratégias a nível regional bem como intermediar a relação com a Administração Central (AC), Central de Serviços Compartilhados (CSC) e Centro de Engenharia (CENG).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com