TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

BRUNA CAROLINE SANTOS DE SOUZA

RESENHA CRÍTICA

OLINDA

2019

BRUNA CAROLINE SANTOS DE SOUZA

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME “ A JORNADA DA ALMA” E A BIOGRAFIA DE CARL GUSTAV JUNG

Este trabalho foi desenvolvido no curso de graduação de psicologia com objetivo de obtenção de nota na disciplina de Psicologia Analítica, ministrada pela Profº Mércia Melo.

OLINDA

2019

        CarlGustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875 em Kesswil na Suiça. Fez seus estudos e inclusive o curso de medicina na Basiléia. Jung concluiu o ensino superior em 1900 com 25 anos e logo deixou Basiléia e foi ocupar o cargo de segundo assistente no hospital Burgholzli em Zurique, mais precisamente em 10 de dezembro de 1900. o hospital na época vivia intensa atividade científica, sob a direção de Eugen Bleuler, que é considerado um dos maiores psiquiatras de todos os tempos. A carreira profissional de Jung foi uma das mais excepcionais em Burgholzli, em 1902 passou a ser primeira assistente e defendeu sua tese de doutorado “ Psicologia e patologia dos fenômenos ditos ocultos”, que se tratava de um estudo do casp de um jovem médium espírita. No ano de 1905 assumiu o posto de primeiro Oberatz, ou seja, posto apenas abaixo de Bleuler na hierarquia do hospital. Trabalhou de forma incensante como colaborado de Bleuler e como pesquisador original. Essa época ficou marcada na história com suas experiências sobre associações verbais, que tinham o objetivo de esclarecer sobre a estrutura psicológica da esquizofrenia, e que posteriormente se transformou num método de exploração do inconsciente e conduziu a descoberta dos complexos afetivos, sua conceituação e a também a técnica para defini-lo, sendo essa a primeira contribuição de Jung para a psicologia moderna.

        O filme “A Jornada da Alma” inicia com a chegada de Sabina Spielrein ao Hospital Psiquiátrico em Zurique onde o Dr. Jung trabalhava. Sabina foi levada a força pelos seus pais, era Russa e tinha apenas 19 anos, diagnóstica com histeria, logo nas primeiras cenas do filme, fica claro que a mesma possuía traços psicóticos. Após o internamento de Sabina, a mesma foi acorrentada e tratada de forma desumana, como era norma de qualquer hospital da época de 1905. Nesse mesmo período, Jung começava a fazer seus experimentos psicanalíticos com base no método Freudiano.

        Jung era contra o tratamento que os pacientes eram submetidos no hospital psiquiátrico, apesar de trabalhar lá. Por isso, contraria as normas do hospital e começa um tratamento especial e diferenciado com Sabina, fazendo com que a mesma não fique mais amarrada e dopada, dando início a um dialogo entre ambos, delicado e difícil ao mesmo tempo, contudo, com muito amor conduz suas técnicas de associação de palavras e análise dos sonhos.

        Em uma das cenas, Jung encontra sabina tomando banho de sol e logo inicia uma tentativa de dialogo, ali a jovem deixa claro os problemas na relação com o pai e que a mesma não se “enxergava” como humana, chegando até a se comparar com sua gata de estimação. No decorrer do filme Sabina revela sua relação conflituosa com pai desde a infância deixando claro os indícios de sua histeria, porém, além da histeria Sabina tinha surtos psicóticos dos quais a mesma oscilava entre a lucidez e os delírios.

        Jung foi um dos pioneiros da terapia pela conversa e autoconhecimento, recusando métodos invasivos. No filme é observável a relação médico-paciente, que ao meu ver quebra um paradigma até mesmo nos dias atuais sobre essa relação, onde Jung se doa e se dedica por completo ao tratamento de Sabina, inicialmente pensei que essa dedicação seria pela validação e sucesso do seu método, mas em seguida pude perceber que Jung deixou-se envolver por Sabina. Quando Sabina ainda se recusa a aderir ao tratamento Jung a leva em uma confeitaria e revela que a mesma o faz lembra de uma namorada judia de sua juventude, ali pude observar uma contra-transferencia e que ele posteriormente, mesmo percebendo que sua esposa grávida não estava aprovando essa “relação” não cortou. Sabina após negar o tratamento, termina aceitando e essa aceitação foi devido ao encantamento que ela teve por Jung (transferência), onde ele também percebe isso, mas, mesmo assim continua com o tratamento e com essa relação desafiadora. Volto a afirma que, pelo fato dele, inicialmente, priorizar o seu experimento de ver em Sabina uma possibilidade de compreensão e cura, ele tenha relevado esse “encantamento” que Sabina já demonstrava por ele. Sabina criou um dependência afetiva de Jung, isso ocorreu porque ninguém se interessou pelo que ela expressava e jamais buscaram compreendê-la, quando Jung com todo seu charme e elegância a trata de forma igualitária e amorosa, desperta em Sabina algo especial. Assim, a cura de Sabina ocorreu a priori pela paixão, que evoluiu para um forte amor e transformador.

        Ao meu ver esse é o ponto mais revelante do filme, embora fique em evidências algumas técnicas de Jung utilizou para tratar Sabina, o filme aborda de uma maneira diferenciada essa questão ética e tãocomprometedora que é a relação terapeuta-paciente. Embora Jung fosse discipulo de Freud, ele não concordava com os métodos que ele utilizava para tratar seus pacientes e por ter fundamentos na ciência e na filosofia.

        Em 27 de fevereiro de 1907 Jung teve seu primeiro encontro com Freud em Viena que durou 13 horas de conversa interruptas. Freud reconheceu o alto valor de Jung, e viu nele além de um discípulo um filho, alguém que pudesse dar continuidade a sua teória psicanalítica. Assim, Freud chamou Jung de “um filho mais velho”, um “sucessor e ´príncipe coroado” (carta de Freud para Jung em 16/04/1909). Entre 1907 à 1912 Jung e Freud foram parceiros, colaboradores e mantinham estreita relação, chegando a viajarem juntos em 1909 para os Estados Unidos por causa das comemorações do 20º  Aniversário da Clark University, ali Freud apresentou as cinco conferências sobra a psicanálise e Jung apresentou seu trabalho sobre associação verbal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com