TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DE CRESCIMENTO ÍNDIA: ANÁLISE E CONTEXTUALIZAÇÃO ECONÔMICA

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.235 Palavras (21 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 21

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO

DIAGNÓSTICO DE CRESCIMENTO ÍNDIA: ANÁLISE E

CONTEXTUALIZAÇÃO ECONÔMICA

Luana Jaqueline Senedese

Marina Melo Montemor

São Paulo

2016


Luana Jaqueline Senedese

Marina Melo Montemor

Diagnóstico de Crescimento Índia: Análise e Contextualização Econômica

        

Projeto apresentado à Escola de

Economia de São Paulo da Fundação

Getulio Vargas como requisito para a

conclusão da disciplina de Teoria e

Política Macroeconômica II

São Paulo

2016


[pic 1]

Sumário

1 Introdução

2 Metodologia4

3 Revisão de Literatura1

4 A Economia Indiana Atual 1

5 Diagnóstico de Crescimento 1

5.1 Custo de Finanças5

5.2 Geografia 5

5.3 Capital Humano5

5.4 Infraestrutura5

5.5 Falhas de Mercado5

5.6 Falhas Governamentais5

5.6.1 Riscos Micro5

5.6.2 Riscos Macro5

6 Conclusão 1

7 Referências 1


1 Introdução

        Em 1989, foi formulado por economistas do FMI e Banco Mundial o famoso “Consenso de Washington”, cujo nome e fundamentação são baseados em um texto do economista John Williamson. O Consenso mencionado consiste em um conjunto de medidas de ajuste macroeconômico para os países em desenvolvimento na época. Dentre estas prescrições que deveriam ser adotadas por estes países, podemos sumarizar as dez principais:

1. Disciplina fiscal;

2. Redução dos gastos públicos;

3. Reforma tributária;

4. Juros determinados via Mercado;

5. Câmbio determinado via mercado (flutuante);

6. Abertura comercial;

7. Investimento estrangeiro direto, com eliminação de restrições;

8. Privatização das estatais;

9. Desregulamentação;

10. Direito à propriedade intelectual.

        Porém, a aplicação de tais medidas em diversos países em desenvolvimento ao longo dos últimos quinze anos comprova o já esperado resultado: a eficácia da implementação de tais prescrições depende profundamente das circunstâncias econômicas de cada país. Segue por tanto que uma abordagem mais individual com relação a cada país provavelmente nos daria resultados melhores no geral.

         Com isso em vista, Hausmann, Rodrik e Velasco (HRV – 2005) propuseram um método unificado de análise dos empecilhos ao crescimento, o qual pode ser aplicado em cada país individualmente, e assim ser usado para o auxílio nas prioridades políticas de um determinado país.

        O presente trabalho tem por objetivo justamente aplicar tal metodologia derivada por HRV para o caso da Índia. A Índia compõe o grupo dos BRICS, que é justamente composto por países em desenvolvimento que têm um enorme potencial de crescimento, mas ainda não o alcançaram em sua plenitude.

        O diagnóstico aqui proposto segue os princípios de HRV no sentido de que quaisquer estratégias sugeridas à Índia ao final de nossa análise devem ser focadas em aumentar seu crescimento. Além disso, também é importante lembrar que qualquer governo (o indiano incluso) enfrenta limitações tanto políticas quanto financeiras frente a determinados tipos de propostas. Nesse sentido, nossa ideia não é propor uma quantidade significativa de medidas que iriam acarretar em maior crescimento econômico para a Índia, e sim propor uma quantidade racional de medidas, respeitando as prioridades Indianas atuais e levando em consideração as limitações enfrentadas pelo país.

        Seguimos os seguintes passos: o capítulo seguinte explica a metodologia utilizada detalhadamente; em seguida há uma revisão da literatura existente sobre a economia indiana, na tentativa de prover um “background” dos diferentes cenários econômicos pelos quais o país vem passando desde sua independência em 1947. Logo após, destinamos uma nova seção que busca resumir o ambiente econômico e principais pontos da economia indiana nos dias atuais. O capítulo subsequente é mais extenso e provê toda a análise de diferentes dados macro e microeconômicos requerida pelo método de diagnóstico de crescimento utilizado. Por fim, seguem nossas conclusões e propostas com base em todo o embasamento teórico apresentado aliado à análise da conjuntura atual da Índia como um todo.


2 Metodologia

        O respectivo trabalho foi feito baseando-se no modelo de diagnóstico de crescimento proposto por Hausmann, Rodrik e Velasco (HRV – 2005), com o propósito de analisar todas as possíveis e significantes restrições ao acúmulo de capital e às atividades que aumentam a produtividade de determinado país. No presente estudo, analisamos o caso da Índia: país com grande potencial de crescimento, mas que por diferentes motivos ainda se encontra em fase estagnada de desenvolvimento.

        O método utilizado analisa minunciosamente diferentes fatores relacionados à economia indiana afim de identificar as principais restrições ao crescimento do país. O objetivo aqui é, após essa identificação, orientar a política econômica para a correção dos fatores mais agravantes, aumentando a eficácia das medidas tomadas pelo governo indiano. Os fatores analisados foram elencados por Hausmann, Rodrik e Velasco (HRV – 2005) através de uma árvore, representada abaixo.

         [pic 2]

        

Os dados utilizados em nossas análises foram, em sua maior parte, retirados do World Bank. Foram feitas comparações dentre diferentes épocas e com diferentes regiões do globo, afim da plena compreensão de cenários, dos mais simples aos mais abrangentes. Ao final do trabalho, são elaboradas algumas propostas, com base no que foi discutido, para orientação da política econômica indiana.


3 Revisão de Literatura

O presente trabalho busca analisar os empecilhos ao crescimento econômico da Índia, afim de orientar a política macro e microeconômica do país. Para tal, é necessário primeiramente um “background” sobre a economia e a história indiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com