TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE VERIFICANDO O ENTENDIMENTO I

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 4

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

VERIFICANDO O ENTENDIMENTO I

1) Em uma a escola Ouro Preto, para estudar a preferência em relação a refrigerantes, sortearam-se 150 estudantes, entre os 1000 matriculados na escola. Responda:

a) Qual foi população envolvida na pesquisa

R= 1000 Estudantes Matriculados.

b) Qual foi a amostra considerada na pesquisa?  

R= 150 Estudantes.

2) Para cada item abaixo, identifique se é uma população ou uma amostra:

a) Altura de todos os alunos de uma sala de aula.

R= População

b) Salário dos professores de matemática de uma escola.

R= Amostra  

3) Leia o texto abaixo:

A Escolaridade Materna

A média de anos de estudo para a população de 25 anos e mais de idade é um indicador que revela o status de escolaridade de uma sociedade. No Brasil, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2009, do IBGE, a média de anos de estudo para a referida população era de sete anos, em 2008. A publicação mostra que a média vista pelo rendimento mensal familiar per capita tem diferença de seis anos quando comparado o quinto superior (20% mais ricos) com o primeiro quinto de rendimento (20% mais pobres). Por inferência, a partir da idade dos escolares que participaram da pesquisa, entende-se que as mães dos mesmos estavam inseridas no grupo etário supracitado.

Responda:

A partir da leitura do texto acima e de acordo com os dados estatísticos apresentados, o que significa dizer que a média de anos de estudo para a referida população era de sete anos?

R= É um indicador que revela o status de escolaridade de uma sociedade.

E analisando os dados da pesquisa, podemos concluir que 7 anos de estudo era o nível máximo de escolaridade que a população apresenta, ou seja, ensino fundamental incompleto.

4) Dado o gráfico abaixo, complete os espaços em branco:

[pic 1]

a) O percentual de escolares cujas mães não tinham qualquer grau de ensino ou tinham somente o ensino fundamental incompleto foi de 25,9%. No outro extremo, a proporção de escolares com mães que tinham o nível superior completo foi de 16,1%. A quantidade de alunos cujas mães não tinham instrução ou tinham somente o ensino fundamental incompleto foi aproximadamente 13,7 vezes maior do que os escolares com mães que tinham o nível superior completo.

b) O porcentual dos escolares que não souberam informar é 18,5 % do porcentual de escolares cujas mães possuem o ensino superior completo.

5) Leia o texto abaixo:

A proporção de escolares cujas mães não tinham qualquer grau de ensino ou tinham somente o ensino fundamental incompleto foi mais elevada em Maceió (37,7%) e menor, em Vitória (19,2%). Vitória e o Distrito Federal apresentaram os maiores percentuais de escolares que tinham mães com ensino superior completo (26,9% e 20,9%, respectivamente).

Analisando os dados apresentados nesse texto, quais são as conclusões que você chegar com relação a cidade de Vitória?

R= A proporção de escolares cujas mães não tinham qualquer grau de ensino ou tinham somente o ensino fundamental incompleto foi mais elevada em Maceió (37,7%) e menor, em Vitória (19,2%).

Vitória apresenta percentual de escolares que tinham mães com ensino superior completo 26,9%, superando a distrito Federal, com 20,9%.

6) Ao desagregarmos o indicador escolaridade da mãe pela dependência administrativa das escolas, podemos observar diferenças importantes. Veja o gráfico abaixo.

[pic 2]

Responda as seguintes questões.

a) Quantas vezes maior foi a frequência de escolares da rede privada cujas mães tinham ensino superior completo em relação aos escolares da rede pública? Mostre como você determinou esse valor numérico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (238.9 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com