TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS Usadas para administração de empresas

Tese: ESTATÍSTICAS Usadas para administração de empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  3.340 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

ESTATÍSTICA DESCRITIVA Estatística Aplicada à Gestão Empresarial

É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística.

Atualmente, as empresas têm procurado profissionais como executivos que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito uma diferença grande nos processos decisórios em empresas.

No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz.

A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar uma empresa. A Estatística ajudará também na seleção e organização das estratégias a serem adotadas no empreendimento e, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e de qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas. Por meio de sondagens, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

Portanto, pelo exposto anteriormente, a disciplina Estatística visa proporcionar ao acadêmico de Administração de Empresas e futuro Administrador o conhecimento de técnicas estatísticas para análise descritiva e inferencial de dados e a utilização de planilhas eletrônicas auxiliando-o na tomada de decisões.

1. INTROduÇÃO

A estatística está presente em praticamente todas as áreas do conhecimento humano, seja ajudando nos estudos e análises de dados, na busca de informações relevantes ou como elemento de comprovação científica de fenômenos relevantes. Conhecer e dominar alguns de seus métodos coloca o profissional em situação de vantagem no que se refere à competitividade e empregabilidade, além de proporcionar às organizações que dispõem desses profissionais meios de igualmente se tornarem mais competitivas.

“O Comércio Varejista do país iniciou 2010 com crescimentos de 2,7% no volume de vendas e de 3,0% na receita nominal, na comparação com dezembro (ajustadas sazonalmente). Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 10,4% sobre janeiro do ano anterior e de 6,2% no acumulado dos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 12,3% e de 10,1%, respectivamente.” (Fonte IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 11/03/10) - http://www.ibge.gov.br/home/(acessado em 21/03/2010)

“Em janeiro de 2010, o emprego industrial mostrou variação positiva de 0,3% frente ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais, após queda de 0,6% em dezembro. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral manteve a trajetória ascendente iniciada em agosto último, ao registrar acréscimo de 0,3% entre os trimestres encerrados em dezembro e janeiro.” (Fonte IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 11/03/10) - http://www.ibge.gov.br/home/ (acessado em 21/03/2010)

Conforme vimos anteriormente, diariamente, somos expostos a uma grande quantidade de informações numéricas, semelhantes às relatadas. Dependendo das situações, ora somos consumidores destas informações, ora precisamos produzi-las. Assim, necessitamos de capacitações para compreendermos informações numéricas produzidas por outros, bem como nos habilitarmos a construí-las. O emprego dos procedimentos, técnicas e métodos estatísticos é fundamental para nos auxiliar na execução dessas tarefas.

ESTATÍSTICA: A estatística é a ciências dos dados. Ela nos fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. É objetivo da estatística: extrair informação de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

População: É a totalidade dos elementos, objetos ou pessoas que estão sendo considerados inicialmente.

Amostra: É todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada. Uma amostra tem que representar e ter as mesmas características da população original, portanto, a amostra só traz informação sobre a população da qual foi retirada. Em outras palavras, a amostra é parte da população que é selecionada para análise. A preocupação central é que a amostra seja representativa da população inicial.

Atributos: Quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.

Variável: É uma condição ou característica das unidades da população. Por exemplo, a idade das pessoas residentes no Brasil, ou a classe social são variáveis. As variáveis são classificadas em dois tipos: Qualitativas e Quantitativas.

Variáveis qualitativas ou por atributos: Quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas. Seus valores são expressos por atributos: São exemplos de variáveis qualitativas: sexo, cor da pele, cidade de nascimento, tipo sanguíneo (O, A, B, AB), etc. Estas variáveis são classificadas em dois tipos:

Nominal (exemplo: gênero - masculino e feminino);

Ordinal (exemplo: classe social: A, B, C, D, E).

Variáveis quantitativas ou numéricas: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica. São exemplos de variáveis quantitativas: idade, estatura, taxa de colesterol, etc. As variáveis quantitativas ou numéricas são classificadas em dois tipos:

• Variável Discreta: A variável discreta só pode assumir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com