TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatiticas

Seminário: Estatiticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo da Estatística Descritiva é o de representar de uma forma concisa, sintética compreensível, a informação contida num conjunto de dados. Esta tarefa, que adquire grande importância quando o volume de dados for grande, concretiza-se na elaboração de tabelas e de gráficos, e no cálculo de medidas ou indicadores que representam convenientemente a informação contida nos dados.

Exemplo:Uma exploração pecuária tem os registros de produção diária de uma manada de várias vacas, ao longo de diversas épocas de lactação. Na situação mais simples, em que existe apenas 1 vaca durante uma época de lactação, existem pelo menos 300 registros de produção diária. Este conjunto de dados aumenta extraordinariamente com o número de vacas e os anos de registros. O técnico pouca informação útil consegue retirar, no sentido de ficar a conhecer o comportamento da produção diária de leite, pela leitura da listagem completa de todos os dados. Provavelmente, o resumo dessa listagem de valores, em forma de tabelas, gráficos e pelo cálculo de alguns indicadores ou parâmetros estatísticos, consegue transmitir maior quantidade da informação contida nesse conjunto de dados.

O conjunto de dados, por maior que seja, raramente corresponde à totalidade da população de indivíduos em análise, mas será apenas uma amostra dessa população.Os dados em análise são os registros de observações de características em indivíduos (ou elementos) sobre os quais recai a análise. Os dados podem ser de natureza qualitativa, se expressam características medidas ou avaliadas numa escala nominal (os dados são classificados por categorias não ordenadas) ou numa escala ordinal (os dados são classificados por categorias ordenadas); ou podem ser de natureza quantitativa, quando são expressos numa escala numérica absoluta (que pode ser de natureza discreta ou contínua), ou então numa escala numérica intervalar (escala cuja origem é arbitrária).Cada uma das características constitui uma variável aleatória (da natureza dos dados que contém). As análises de dados podem referir-se a uma única variável – estatística uni variada – ou a diversas variáveis, incluindo a análise de relações entre essas variáveis – estatística multivariada.Designa-se por população (ou universo) o conjunto de dados que expressam a característica em causa para todos os indivíduos, elementos ou objetos sobre os quais análise incide. A maior parte das populações têm um tamanho infinito, ou o tamanho,embora finito, é de tal modo grande que na prática se considera como infinito, de modo que é virtual e praticamente impossível analisar todos os indivíduos de uma população.De um modo geral, os estudos incidem sobre um ou mais subconjuntos de dados (isto é,amostras) retirados da população.Geralmente o tamanho (isto é, o número de elementos) da amostra é muito reduzido,comparativamente ao tamanho da população de onde se retira a amostra.As principais razões para que as análises estatísticas sejam efetuada sobre amostras, e não sobre todos os indivíduos da população são:

• A população é infinita, ou considerada como tal, não podendo portanto ser analisada na íntegra;

• Custo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, como resultado de grande dimensão da população ou da complexidade do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com