TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de aplicação da estatística

Seminário: Exemplos de aplicação da estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Seminário  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1 e 2

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento, a coleta qualificada, a interferência, o processamento, a analise e a disseminação das informações. Ela tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, com situações sujeitas a incertezas.

DESDE A ANTIGUIDADE:

Apesar de a estatística ser uma ciência relativamente recente, ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional (segundo o Alemão Gottfried Achenwall em 1749) já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos, dessa forma os povos sentiram necessidade de armazenar dados estatísticos, por comercio exterior, produção de bens e de alimentos.

Hoje em dia é muito usado a estatística pois atualmente os dados são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade.

APLICAÇÕES DA ESTATISTICA:

Exemplos de aplicações são os índices de inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia; entre muitos outros.

Na pratica a estatística pode ser aplicada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como na área de saúde, tecnológica e cientifica.

Controle estatístico de processos

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).

Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.

Passo 3

No mercado de trabalho a Estatística pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas do saberás ciências naturais às sociais.

O estatístico define quais os riscos de se vender para as classes A, B, C, D ou E. Para determinada empresa, as classes mais altas podem ser pior pagadoras do que as mais baixas, bem como estas últimas podem consumir mais, dependendo do produto. O estatístico faz essa análise e define o risco financeiro de se emprestar para cada perfil de cliente", explica Doris. Eles também definem qual o produto mais rentável para cada tipo de público, identificam novos nichos de mercado, avaliam a precificação do seguro, calculam risco de sinistro, apoiam o setor de marketing das empresas, indicam como fidelizar os clientes e fazem pesquisas de mercado.

Exemplo das atuações onde o estatístico atua com maior relevância:

Indústria-> Começa no estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

Recursos Humanos-> Na área de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

Universidades e Instituições de Pesquisa-> Podem atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas á Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas.

Área de Demografia-> Estuda a evolução a as características da população.

Área de Marketing e Análise de Mercado-> decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.

Área Financeira e Bancária-> Departamento de seguros e análise atuarial, seleção de investimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com