TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Rede

Trabalho Universitário: Gerenciamento De Rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 6

PEREIRA, E. P.; MOURA, R. C. Estudo da Ferramenta Cacti, para análise de desempenho de rede. Centro Politécnico: Universidade Católica de Pelotas (UCPel) RS: Pelotas. Disponível em: olaria.ucpel.tche.br/rii/lib/exe/fetch.php?media=artigo_cacti.pdf. Acesso em: Dez. 2014.

RESUMO

Este artigo descreve o estudo sobre as funcionalidades e aplicações da ferramenta Cacti na análise de desempenho em redes de computadores. A ferramenta Cacti é distribuída sob a licença GNU/GPL(Licença Publica Geral), totalmente desenvolvida em PHP . Sua principal função é monitor redes de computadores e apresentar graficamente os dados capturados.

1. Introdução Cacti é traduzida como uma ferramenta que busca e exibe em forma de gráficos informações de uma rede de computadores, também é definido como uma solução completa de gráficos de rede, recolhendo e exibindo informações sobre seu estado. Cacti se mostra robusto e ao mesmo tempo de fácil usabilidade, feito para ser flexível se adaptando a diversas necessidades. Dentre suas vantagens esta o fato de dispor um poller rápido, templating de gráfico avançado, métodos de aquisição de dados múltiplos, administração de usuário, estado de elementos de rede, programas, largura de banda utilizada e uso de CPU. Tudo isto forma um pacote intuitivo e uma interface de fácil uso para redes pequenas e até redes complexas com centenas de dispositivos. 2. RRDtools RRD (Round Robin Database) – sistema monitora e armazena dados numéricos em série sobre o estado de redes de computadores ou no armazenamento de qualquer outra série de dados (temperatura, uso de CPU e outros), que são obtidos durante um período de tempo pré-determinado.

Os dados armazenados são denominados circulares, pois seu tamanho em disco não aumenta após atingir seu tamanho máximo não ultrapassa, independente do tempo e da quantidade de dados já armazenados. Estes dados armazenados são gravados conforme a configuração fornecida, assim a resolução deles fica reduzida de acordo com o tempo em que ficam guardados. Neste processo permanecem armazenados apenas as médias dos valores anteriores. Necessita de um front-end, pois não gera pagina html ou gráficos, neste ponto o Cacti se torna a principal ferramenta, é a partir dele toda a ilustração visual do resultado do RRDtools. 3. SNMP SNMP (Simple Network Management Protocol) – protocolo de gerência que obtém informações de servidores SNMP. É parte integrante do protocolo TCP/IP. Dados são obtidos por requisição a um ou mais agentes por UDP. Desenvolvido para gerenciar, monitorar e controlar configurações, performance, falhas, estatísticas e segurança em rede. Permite acompanhamento da rede em tempo real. Pode ser utilizado para gerenciar diferentes tipos de sistemas. Seus dados são armazenados em uma base de dados MIB (Management Information Base) conjunto de informações organizadas hierarquicamente e que são acessadas através de protocolos de gerencia de redes. Funcionamento baseado em Agente e Gerente. Agente: faz comunicação entre gerente e os equipamentos da rede; Gerente: servidor (host), responsável pelo monitoramento. 4. Instalação A instalação do Cacti segue diferentes linhas até mesmo para sistemas operacionais semelhantes, apesar de o SO Ubuntu nos proporcionar estas escolhas, optamos pela que parecia mais simplificada a primeira vista, a qual obrigou a digitar apenas uma linha de comando para que todos os pacotes dependentes do software fossem baixados e instalados, o que decorreu em um segundo momento foi o acompanhamento e configuração das ferramentas assim que eram instaladas. Em um primeiro passo, depois de iniciado o SO Ubuntu, foi executar uma janela do terminal, logo informado o comando para instalação (Sudo apt-get install apache2 mysql-sever php5 php5-common php5-cgi php5-cli php5-mysql php5-gd snmp rrdtool cacti ), o qual depois de concluído nos obriga a configurar suas ferramentas de apoio do software, são elas o banco de dados Mysql e o servidor Web (Apache2). 5. Software

Para executar o Cacti é necessário um browser, neste caso se optou pelo navegador Firefox, assim após colocar o endereço local do software (HTTP: //localhost /cacti/index.php) é aberto a primeira tela de login do aplicativo conforme (figura 1), nela é solicitado usuário e senha que neste caso por motivos de teste e conhecimento se

utilizou o padrão oferecido pelo software, usuário admin e senha admin.

6. Conceitos Cacti apresenta um número ilimitado de itens visuais que pode ser definido para cada gráfico, agrupamento automático de dados possibilitando a continuidade de informação no mesmo gráfico, com legendas claras o que gera conforto na visualização do monitoramento, todos dados é permitido sua manipulação utilizando funções matemáticas do RRDtools, isto o torna uma ferramenta eficiente. Também o fato de permitir criar usuários e atribuir níveis de permissão por gráficos diferentes para cada um e cada usuário é permitido a variação de suas visualizações o torna mais atraente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com