TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO SOBRE COMO É DIVIDIDO O TEMPO DO ALUNO ENTRE INTERNET E ESTUDO.

Por:   •  8/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 8

                                          [pic 1]

Universidade Federal Rural do Semi- Árido

LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO SOBRE COMO É DIVIDIDO O TEMPO DO ALUNO ENTRE INTERNET E ESTUDO.

Pesquisa efetuada pelas alunas:  

Evelyn Barbara

Tamires Lacerda Brasil

João Vitor de Oliveira.

Dirigido pelo professor Elmer Rolando Llanos Villarreal.

                                                                 

Mossoró- RN

01/09/2016

Sumário

  1. Introdução.........................................................................................................3
  2. Metodologia...................................................................................................   3
  3. Análise de resultados......................................................................................  3
  4. Conclusão.......................................................................................................  7

  1. Introdução

           O presente trabalho, diante da problemática que relaciona o estudo inerente a internet. Este foi realizado devido a um levantamento de dados adotando como amostra uma parcela de estudantes que foram definidos de acordo com o seu grau de escolaridade, mais precisamente 51 alunos, a pesquisa girava em torno da utilização da internet para o estudo e se a mesma ocorria de forma abusiva ou não.

            Sendo assim, a partir da breve enquete, ter como objetivo-consequência promover uma divulgação e conscientização da necessidade de usar o computador e como usá-lo de forma adequada.

           De acordo com a notícia encontrada no site http://noticias.terra.com.br/educacao/se-bem-utilizada-internet-pode-ajudar-alunos-na-escola,50a8ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html   se afirma que a internet é de grande auxilio para o estudantes se bem aproveitada “Se bem utilizada, internet auxilia alunos em trabalhos escolares. Aos olhos de muitos pais e professores, internet e estudo nunca foram uma boa combinação. Bate-papos virtuais, sites de jogos online e outras "diversões" da rede são constantemente associados a notas e rendimento escolar baixos. Mas nem tudo na web é prejudicial ao aluno: diversos sites permitem que estudantes, de um jeito mais divertido, tenham contato com temas considerados difíceis em sala de aula. "A internet já é uma realidade em praticamente todas as casas e isso não pode ser ignorado. Se bem utilizada, pode ser uma ferramenta muito útil de auxílio ao aluno", afirma a pedagoga Aline Feijó.”

             No Encontro de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade Senac 2010, foi feita uma pesquisa sobre um assunto relacionado a esse aqui apresentado que teve como tema: “A INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E APOIO AOS ESTUDOS: Um estudo do uso da informação pesquisada na internet como complemento ao ensino.”, e como resultados ela apresentou bons números 43% dos alunos pesquisados possui computador em casa, e que dos 43% que possuem computador apenas 37% possui algum serviço de conexão à internet e acessam apenas em casa, do número total de alunos 60% procuram acesso em outros locais, e apenas 3% disseram não se conectar a internet de nenhuma maneira. Foi verificado também que 87% dos alunos fazem pesquisa de assuntos voltados especificamente para o vestibular enquanto que 13% fazem pesquisa de outros assuntos, dos 87% dos alunos 75% usam as informações para estudar enquanto que 25% responderam que só os usam se precisarem de complemento para as aulas presenciais. Embora nem todos possuíssem um curso básico de informática para conhecer as ferramentas, foi visto no gráfico que apenas 3% responderam precisar de ajuda no trato com a internet, enquanto que 97% dos alunos responderam não ter dificuldades em encontrar a informação que procuram.

  1. Metodologia

           O método de abordagem da pesquisa foi o método dedutivo, no qual, compreende a coleta, organização e descrição dos dados. A coleta de dados foi realizada, de forma, prática e simples. O ramo da estatística utilizada foi a do tipo Descritiva, com variáveis quantitativa discreta, ou seja, aquela que é feita por contagem de números inteiros. Para isso, utilizamos o site www.survio.com.br, responsável por criar pesquisas, assim após a criação da pesquisa que teve como tema “Quanto tempo você passa estudando e na internet?” Disponibilizamos a mesma nas redes sociais, durante, o período de sete dias, logo em seguida, os dados foram recolhidos em uma planilha para a posterior análise. A população central foram os estudantes em geral, no qual tivemos uma amostra de 51 estudantes que efetuaram o questionário.

  1. Recolhimento dos dados

  Para o recolhimento dos dados, foi necessário estabelecer alguns parâmetros da metodologia estatística como o tipo de dados fornecidos. Assim, os dados utilizados foram os primários, são aqueles que ainda não foram antes coletados. Eles são pesquisados com o objetivo de atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento. Além disso, a nossa pesquisa teve como população, os estudantes de todos os níveis de escolaridade apresentados e a nossa amostra irá ser fornecida na tabela abaixo em valor absoluto. Ademais, a amostra foi aleatória porque é uma forma, na qual, qualquer um em uma população tem uma chance de ser escolhido para amostra e é escolhido de modo aleatório sem um caráter pré-definido.

A seguir fornecemos uma tabela com os valores da amostra em valor absoluto.

Número total de estudantes

Grau de escolaridade: Graduação

Ensino médio

Pós-graduação

      51

60,8%

37,3%

2%

Tabela 1 – Amostra dos participantes da pesquisa e dos seus níveis de escolaridade.

2.2 Resultados

            Para a obtenção dos resultados, aos 51 estudantes foram solicitadas informações das variáveis – grau de escolaridade, universidade em que estuda, o uso do computador se faz de forma abusiva, como divide o tempo entres estudo e internet, se a utilização da internet para estudo é eficiente e se o estudante consegue se desprender das redes sociais quando estudando. Verificamos que 60,8% (31 casos) dos estudantes estão na graduação, 37,3% (19 casos) estão ou já concluíram o ensino médio e 2% (1 caso) é estudante de pós graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (451.7 Kb)   docx (305.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com